Atuação do biomédico durante a pandemia foi destaque em webinar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O curso de Biomedicina da Unijuí promoveu nesta quarta-feira, dia 12 de maio, um “Bate-papo com o Conselho Regional de Biomedicina da 5ª Região”. Transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, o webinar apresentou a importância da atuação do profissional biomédico durante a pandemia de covid-19.

O curso de Biomedicina da Unijuí vem mantendo uma inserção importante na comunidade durante este período, por meio da implantação de novas tecnologias e do Laboratório de Análises Clínicas (Unilab), que passou a realizar testes pelo método RT-qPCR para detecção da covid-19. Neste mês, chegamos a cerca de 20 mil análises e laudos emitidos, para mais de 30 municípios conveniados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa)”, explicou a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Bruna Comparsi, lembrando que os estudantes, desde o 1º semestre, passaram a se envolver neste trabalho.

O crescimento do curso de Biomedicina neste período foi atestado pelo professor doutor Renato Minozzo, presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 5ª Região e conselheiro titular do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). O convidado abordou o tema “A Biomedicina e o biomédico: antes, durante e após a pandemia”. “Acredito que mais de 70% dos exames realizados para detecção da covid são realizados por biomédicos”, disse, lembrando que atualmente há uma grande demanda por profissionais habilitados em Biologia Molecular e Análises Clínicas. “O biomédico tem tudo a ver com a pandemia: ele trabalha na pesquisa básica e avançada, procura descobrir novos medicamentos, vacinas e também novos tipos de vírus e bactérias. Hoje o Brasil forma profissionais para o mundo”, afirmou.

De acordo com o professor, de 1990 a 2002, havia apenas um biomédico e um laboratório no sul do Brasil. Hoje, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, são 5 mil biomédicos formados, 51 cursos e 1.720 empresas.

O evento também contou com a participação do professor doutor Tiago Santos Carvalho, presidente da Associação Sul-Brasileira de Biomedicina (ASBBM), vice-presidente do CRBM5, perito criminal do Instituto Geral de Perícias do Estado (IGP/RS) e titular do CFBM.

Confira o webinar na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.