O curso de Biomedicina da Unijuí utiliza metodologias de ensino que estimulam o estudante a refletir sobre a realidade social em que está inserido. Este projeto interdisciplinar visa proporcionar aos estudantes um aprofundamento temático, o estímulo à investigação científica, a convivência com as problemáticas locais e regionais, promovendo o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica e reflexiva, contribuindo para a formação profissional, social e cidadã.
Dessa forma, está em desenvolvimento no curso o Projeto Integrador, que é uma estratégia de ensino e aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de habilidades para atuação em situações-problemas, capacitando os estudantes ao enfrentamento de situações reais no exercício futuro da profissão, segundo a professora Bruna Comparsi, que está conduzindo as atividades. Estudantes do Curso estão desenvolvendo o Projeto Integrador “Controle de Qualidade e Segurança Laboratorial”. Na noite de terça-feira, 11, participaram de uma visita guiada aos laboratórios de ensino/pesquisa, entre eles: Laboratório Escola de Análises Clínicas – Unilab e Central Analítica, laboratórios de nível de biossegurança 1, nível de biossegurança 2 e um laboratório que possui seu sistema de gestão da qualidade estruturado de acordo com os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025, respectivamente.
“Nos campos de estudo, eles podem observar a realidade e identificar pontos chave para o desenvolvimento de boas práticas e procedimentos operacionais pautados na biossegurança e qualidade. As atividades do projeto seguirão ao longo do semestre e, ao final, após o estudo da situação problema, os estudantes poderão perceber a base para um sistema de gestão abrangente da Qualidade e Biossegurança em um Laboratório”, complementa a professora Bruna.