O coordenador do curso de Medicina da Unijuí, Dario Gervasio Ronchi, concluiu no último sábado, dia 22 de março, a etapa final de sua especialização em preceptoria e docência. Ele fez parte da primeira turma do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Prática da Preceptoria e Docência, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), e defendeu o trabalho intitulado "Programa de desenvolvimento de docentes, preceptores e tutores do Curso de Medicina da Unijuí: Projeto preliminar".
A especialização, iniciada em abril do ano passado, teve duração de 12 meses e uma carga horária de 390 horas, sendo realizada de forma híbrida. O programa segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação na área da Saúde. Destinado a educadores que atuam como docentes, preceptores, tutores e supervisores em cursos de Medicina e programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o curso busca aprimorar a formação de profissionais envolvidos na educação médica no país.
Além de coordenar o curso de Medicina da Unijuí, Dario também atua como ginecologista e obstetra na Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. Sua participação na especialização reforça o compromisso com a qualificação docente e a implementação de um projeto de formação para educadores na instituição, fruto de seu trabalho no curso da ABEM.
A Unijuí tem se destacado pelo incentivo à formação continuada de seus professores, investindo na excelência do ensino médico e contribuindo para a melhoria da educação em saúde na região.