Unijuí e HCI assinam convênio envolvendo os campos de prática e estágios do curso de Medicina e Residências Médicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

         

No fim da tarde desta terça-feira, dia 04 de agosto, a Unijuí e a Associação Hospital de Caridade de Ijuí (AHCI), assinaram um acordo histórico de cooperação, que já vinha sendo construído ao longo dos últimos anos, visando a oferta do curso de Graduação em Medicina e das Residências Médicas necessárias à implantação do curso, utilizando os espaços do Hospital como campo de prática aos estudantes. 

A partir da assinatura deste acordo, o objetivo é passar a utilizar estas estruturas, que contemplam atendimento SUS. Eles utilizarão os espaços para práticas acadêmicas, bem como vincular as atuais áreas básicas de residência já em andamento no HCI, sendo elas: Ginecologia, Clínica Médica e Cirurgia Geral, assim como ampliar as vagas no Programa de Residência Médica da COREME – Comissão de Residência Médica da AHCI e estudar a oferta da Residência em Pediatria em consonância com as exigências dos órgãos de regulação para implantação e ampliação do Curso de Medicina em Ijuí e na Unijuí.

Segundo o contrato, as atividades de ensino e supervisão dos estágios e práticas acadêmicas a serem desenvolvidas serão prestadas por médicos do corpo clínico do Hospital, previamente indicados pela FIDENE/UNIJUÍ e referendados por comissão formada entre as duas instituições. Além das questões já destacadas, o contrato prevê adequações nos espaços físicos, que deverão estar concluídos até 28 de fevereiro de 2022, que serão realizados pela Unijuí e pela AHCI. No entanto, as atividades nos espaços do hospital devem iniciar já neste semestre. 

De acordo com a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, em entrevista à Unijuí FM, o momento marca o fim de um ciclo e o início de uma parceria que já possui uma longa história, nos diferentes cursos da área de saúde. “Nossos currículos na área da saúde, incluindo o curso de Medicina, tem base importante em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, nosso SUS, colocando o desafio de contribuir com o avanço da saúde pública para todos nossos cidadãos. São marcas históricas das nossas Instituições, que tem sua base na comunidade regional. Este ato marca efetivamente a ampliação, agora com o curso de Medicina, de nosso papel enquanto instituição formadora e o HCI, enquanto instituição de saúde, para qualificar ainda mais a saúde de nossa região.”, observa.

Por sua vez, o presidente em exercício do Hospital de Caridade de Ijuí, Cícero Tremea dos Santos, observa que o contrato é muito importante para a comunidade, tendo em vista que objetiva o avanço da medicina e da saúde local, com a formação e aprimoramento de profissionais. “Estamos falando de um curso de Medicina que tem um projeto diferenciado. Quem vai ganhar será toda a população da região, tendo em vista a cobertura que o HCI faz em saúde”, salienta.

Participaram do ato de assinatura do contrato pelo HCI: o presidente em exercício, Cícero Tremea dos Santos, o diretor geral, Fernando Becker, o diretor administrativo, Genésio Carlos de Lima Gomes, o diretor técnico, Daniel Augusto Schröder, o diretor clínico, Gilnei Krüger Penno, o assessor jurídico,  Valmor Luiz Alievi, os médicos Edilson Walter e Robledo Meller Alievi, além de membros da Diretoria a 2° tesoureira, Antônia Carvalho Bussmann. Pela Unijuí, estiveram presentes: a Reitora, Cátia Nehring, o Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedenberg, o chefe do Departamento de Ciências da Vida, Matias Frizzo, o coordenador do curso de Medicina, Jorge Brust, a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Heloísa Eickhoff, além de assessores e membros do corpo técnico institucional da Unijuí.

    

Projeto do curso de Medicina envolve outras instituições de saúde da região

O projeto do curso de Medicina envolve um complexo regional de hospitais, segundo a Reitora da Unijuí: “o HCI, como nosso hospital de referência, e ainda o Hospital Bom Pastor e o Hospital de Panambi, considerando que estes três hospitais foram condição para abertura e autorização do curso de Medicina em Ijuí. Estão ainda neste projeto dois novos hospitais de nossa região, o Hospital Santo Ângelo e o Hospital São Vicente, de Cruz Alta, com os quais estamos fechando convênios”, salienta.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.