Estudantes da turma IX do curso de Medicina da Unijuí, sob tutoria da professora Daniela Chitolina Casagrande, realizaram uma ação educativa em saúde, chamada de Gincana do Coração, em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Tancredo Neves, tendo como público-alvo os estudantes do 4º e 5º Anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário. A atividade é mais uma das ações realizadas pelo curso e que visam qualificar a formação médica, uma vez que o estudante é inserido em uma vivência real, de sua futura atuação profissional, articulando a aquisição e ampliação de habilidades, atitudes e competências médicas.
Até o dia da gincana, realizada em 18 de junho, o Cardiomêtro, que é o indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, registrava 187.372 mortes desde o início de 2024. Diante deste quadro, e considerando que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no país, torna-se importante que crianças de 9 e 10 anos já sejam capazes de reconhecer os fatores de risco e de proteção contra essas patologias.
A atividade foi desenvolvida em quatro momentos: primeiro, foi realizada uma conversa educativa acerca dos fatores de risco e de proteção cardiovascular. Depois, aconteceu o Bingo da Saúde do Coração, que envolveu a realização de um jogo com cartelas que continham imagens dos fatores de risco e de proteção. Posteriormente, foi realizado o Jogo da Memória Alimentar, em busca de pares que eram classificados em alimentos e bebidas para preferir e evitar. E por fim, foi realizado o Jogo do Tabuleiro do Coração, no qual, a partir de um dado gigante, os jogadores andavam pelo grande tabuleiro de 10 metros e realizavam as atividades interativas sobre os fatores apresentados.
Os alunos estiveram organizados em oito equipes, sendo que, no final, a equipe do coração vermelho alcançou o maior número de pontos, tornando-se a vencedora. Conforme a turma IX do curso de Medicina, as emoções vivenciadas pelos estudantes da escola dão forma à cognição e à aprendizagem, permitindo que os mesmos se tornem capazes de modificar hábitos e atitudes. Isso gera mais consciência de saúde, além de impactar no núcleo familiar, uma vez que eles foram estimulados a compartilhar e exercer comportamentos que geram a modificação de fatores de risco, assumindo sua responsabilidade com os fatores de proteção cardiovasculares. Os estudantes levaram folders informativos da Semana do Coração para suas casas.
A turma buscou, por meio lúdico e mobilizando a participação ativa dos estudantes, transformar a realidade dos sujeitos através do conhecimento, o que impacta na ampliação do número de pessoas capazes de identificar fatores de risco e de proteção em suas vidas, para que a mortalidade pela causa cardiovascular seja reduzida no país. A Medicina aliando-se com a Unidade Básica de Saúde e com uma escola criativa gerou uma fórmula inteligente para melhorar a qualidade de vida das populações.
Participaram da ação os estudantes Jonatas Zeni Klafke, Mariane Arnoldi da Silva, Alexandre Luís Froner, Ana Kelly de Costa, Eduardo Barbi Köhler, Giovana Bessi da Silva Barcellos, Jociéli da Silva, Laura Cadore, Nicole Ritter Voloski, Rafaela Scherer de Souza e Sarah Mocelini Von Muhlen; a enfermeira Gabriela Ceretta Flôres (UBS – Tancredo Neves) e o diretor da Escola Centenário, professor Rodrigo Moreira, com sua equipe pedagógica e docente.