Estudantes do 8º semestre do curso de Medicina da Unijuí, participaram de uma cirurgia de transplante de rim, realizada no dia 13 de abril, no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Por meio da disciplina de Clínica Cirúrgica 3, os acadêmicos integraram a equipe de paramédicos durante o procedimento.
Segundo o professor responsável pelo grupo, urologista Gilnei Penno, a experiência agrega conhecimento à formação profissional dos estudantes. “É muito importante que eles, enquanto acadêmicos, conheçam todo o processo de transplante ensinado na teoria sendo mostrado na prática”, frisou. Para o estudante do 8º semestre de Medicina, Evandro Tatim da Silva, essa foi a primeira vez que ele acompanhou um transplante. “O transplante de órgãos é um enorme avanço da ciência. Ver na prática é um método a mais de aprendizado e reforça a teoria e o conhecimento”.
Segundo a acadêmica Juliana Furlaneto Pinheiro, “além de conhecer a história que o HCI traz consigo no ramo dos transplantes, ver o processo cirúrgico com uma equipe multidisciplinar e de alta competência, é único e gratificante". Guilherme Pimentel Soares Lima, também estudante de Medicina, disse que acompanhar o transplante renal foi uma grande oportunidade de “ver a complexidade e multidisciplinaridade da Medicina funcionando com maestria. As equipes de urologia, vascular e anestesia, estavam elucidando as questões levantadas, ensinando todo o processo legal de recebimento, preparação do órgão e a realização do transplante. Foi um momento de muito aprendizado ", pontuou.