Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, ocorreu a Aula Inaugural do curso de Medicina, que contou com uma palestra sobre o tema “Espiritualidade na Saúde e na Medicina”, com o médico cardiologista e ecocardiografista Mário Borba. A noite foi marcada ainda pela entrega de jalecos aos calouros da sétima turma. O evento foi realizado no Salão de Atos da Unijuí, reunindo estudantes e familiares dos acadêmicos ingressantes.
A programação iniciou com uma fala institucional da vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que desejou boas-vindas aos calouros e agradeceu às famílias presentes pela confiança depositada na Unijuí.
Ainda antes de iniciar a palestra, o coordenador do curso de Medicina, Jorge Brust, e o professor Paulo Viecili, ressaltaram a importância do compromisso médico com o atendimento humanizado. “O ponto de vista ético e humanístico é um compromisso do grupo que coordena esse curso e de toda a Instituição”, destacou Brust. “Nosso objetivo principal é o ser humano. Não faz sentido estar aqui ou em qualquer lugar se nosso objetivo central não é o bem-estar e a saúde mental, espiritual e material do ser humano”, completou Viecili.
Na sequência, o público presente pôde prestigiar a palestra da noite, intitulada “Espiritualidade na Saúde e na Medicina”. A temática foi ministrada pelo médico Mário Borba, diretor científico do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (GEMCA/SOCERGS).
Após a fala do palestrante convidado, o coordenador do curso apresentou aos ingressantes e pais a estrutura da Universidade e explicou sobre o funcionamento e grade curricular do curso, que possui carga horária de 9 mil horas, distribuídas ao longo de seis anos de duração.
Em seguida, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Centro Acadêmico de Medicina, da Associação Atlética Acadêmica de Medicina, do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS) e do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (DU AMRIGS), apresentaram cada uma das entidades e as atividades desempenhadas por elas.
Finalizando a programação da noite, aconteceu a cerimônia de entrega de jalecos aos acadêmicos da sétima turma de Medicina, que ingressaram neste primeiro semestre de 2023. O evento simboliza o início da trajetória acadêmica e a responsabilidade com a ética e postura na profissão.