Na manhã desta segunda-feira, dia 30 de janeiro de 2023, ocorreu um importante momento para o curso de Medicina da Unijuí e para a região: o início do internato da primeira turma de Medicina, que ingressou em 2019. Para marcar a abertura deste período, no qual o acadêmico terá contato direto com a prática médica, foi realizada uma recepção no auditório do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).
Estiveram presentes no evento a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust; a coordenadora pedagógica do curso, professora Heloísa Eickhoff; o secretário municipal de Saúde, professor Marcio Strassburger; o coordenador geral do internato, professor Edilson Walter; o ex-deputado Darcísio Perondi; o vice-presidente do HCI, Marco Sagave; o diretor geral do hospital, Jeferson Pereira; e a diretora voluntária, Liane Ghislen. Também participaram os estudantes da primeira turma e os médicos responsáveis pelas áreas de estágio que os internos terão neste primeiro momento.
Na oportunidade, a assessora do internato, Laís Sartor, apresentou o Manual do Internato de Medicina, no qual consta os objetivos e organização do internato, perfil e competências do interno, informações sobre questões como vacinas, plantões e avaliações. Os acadêmicos também conheceram o espaço organizado pela Unijuí dentro do HCI, que será utilizado durante o período de internato desta e das futuras turmas de Medicina, bem como por todos os cursos da área da Saúde que possuem atividades no hospital. O local é composto por salas de aula e de estudos, dormitórios, copa, entre outros ambientes.
Na abertura do evento, o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, destacou o significado desse momento para toda a comunidade regional. “Estamos com um curso de Medicina reconhecido na região, em que praticamente 90% dos nossos alunos são de Ijuí e região. Corpo clínico, corpo médico de Ijuí, toda região participa desse curso. Esse dia é especial pois marca o início do trabalho dos nossos estudantes nos hospitais, nos ambulatórios e na Rede de Assistência em Saúde, agora como internos”, ressaltou.
Já a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, agradeceu às instituições que contribuíram para a conquista do curso de Medicina. “O curso de Medicina foi um grande projeto institucional e, no momento em que foi possível fazer uma construção coletiva com o município e hospitais, esse projeto ganha força e nós conseguimos estar hoje aqui, presenciando com muita alegria e orgulho o início do internato da primeira turma de Medicina da Unijuí. Foram diferentes atores, diferentes instituições que nos permitiram chegar até aqui”, salientou a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring.
O internato é composto por 3.240 horas, divididas em estágios nas seguintes áreas: Clínica Médica e Medicina Intensiva, Medicina da Família e Comunidade I e II; Clínica Cirúrgica I e II; Pediatria; Urgência e Emergência; Ginecologia e Obstetrícia; Saúde Mental; e um estágio eletivo. Além disso, 1.380 horas da carga horária são destinadas à Atenção Básica e Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).
A estudante Jhovana Rafaela Vettorato falou sobre a expectativa para esta etapa do curso de Medicina. “O momento mais esperado da faculdade é o internato, pois é nesse período que nós faremos os atendimentos, os plantões e iremos colocar em prática tudo aquilo que estudamos na teoria em quatro anos. Como primeira turma teremos muito a contribuir com esse momento tão esperado. Hoje foi muito bom conhecer o novo espaço que teremos para usufruir durante esse período, ficamos muito entusiasmados e com ainda mais desejo de aprender”, afirmou a interna.