Grupo vencedor do I Concurso de Casos-Problemas do curso de Medicina.
Nesta quarta-feira, dia 26 de outubro, o curso de Medicina da Unijuí realizou diversas atividades que integraram a programação do Salão do Conhecimento 2022. Entre as ações desenvolvidas esteve a primeira edição do Concurso de Casos-Problemas, organizado em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina (CentraMed). A iniciativa teve como objetivo a divulgação e valorização de trabalhos produzidos pelos estudantes, que impactam na comunidade e contribuem com a promoção à saúde.
O coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, destacou a importância da participação no Salão do Conhecimento. “Este é um evento de grande importância dentro da instituição e conseguimos trazer assuntos extremamente relevantes para debate, como a doação de órgãos. Também ficamos muito orgulhosos da qualidade dos projetos desenvolvidos e apresentados pelos estudantes”, ressaltou.
A programação da noite iniciou com a Exposição dos Casos-Problemas das Unidades Integradoras do curso de Medicina, que ocorreu no hall da Biblioteca Mário Osório Marques. Por meio da exposição, os acadêmicos tiveram a oportunidade de socializar os resultados de suas produções. Já os visitantes conheceram um pouco do trabalho realizado pelo curso junto à comunidade. Foram cerca de 20 projetos expostos e, entre eles, foram selecionados os vencedores do Concurso de Casos-Problemas.
Na sequência, teve início o Simpósio sobre Transplante de Órgãos, no Salão de Atos da Unijuí. Cinco temáticas foram abordadas por diferentes especialistas: “Transplante de órgãos no Brasil: breve histórico”, com a médica nefrologista, coordenadora de transplantes renais do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Maria Leocádia Padilha; “O papel da Cihdott na captação de órgãos”, com o gerente de Enfermagem e membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HCI, Diogo Jardel Cigana; “Protocolo de morte encefálica e exames diagnósticos”, com a médica cardiologista, plantonista da UTI Geral e membro da Cihdott do HCI, Simone Zuchelli; “Meu paciente é candidato a transplante renal”, com a médica nefrologista do HCI e do Hospital Unimed, Larissa Pizzolotto; e “Transplante renal: aspectos cirúrgicos”, com o médico urologista do HCI e do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), Gilnei Penno. Finalizando o Simpósio, foram exibidos relatos de pacientes e doadores de órgãos.
Para encerrar a programação da noite, foi realizada a premiação e apresentação dos trabalhos vencedores do I Concurso de Casos-Problemas do curso de Medicina. Foram três ganhadores definidos pela Comissão Avaliadora e um por voto popular. O vencedor eleito pelo público foi o projeto “O que fazer em uma emergência?”. Entre os escolhidos pela Comissão, o classificado em terceiro lugar foi o grupo “Abordagem lúdica como instrumento de educação social na higiene infantil”. Em segundo lugar ficou o trabalho “Junho Vermelho”. Já o grande vencedor da noite, que recebeu um prêmio de R$ 500, foi o projeto “A importância da doação de medula óssea”.
Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Também na noite desta quarta-feira foram realizadas duas rodas de conversa, de forma simultânea nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Estudantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, realizado pela Unijuí e pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), compartilharam suas experiências no curso e as atividades realizadas na atenção primária à saúde. Os residentes também responderam às dúvidas de interessados em ingressar no programa, que está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro, com vagas nas áreas vaga de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.