Ingressar na Universidade oportuniza experiências transformadoras e a conquista não apenas de uma profissão, mas de aprendizados e características essenciais para formação pessoal do indivíduo. É o que a estudante da quarta turma de Medicina da Unijuí, Amanda Gularte Gomes, tem vivenciado desde que iniciou o curso, em fevereiro de 2021. “Desenvolvi autonomia na construção do conhecimento, sendo protagonista da jornada acadêmica proposta pela Graduação”, afirma.
Em menos de dois anos, Amanda passou por diversos momentos que contribuíram para a obtenção de diferentes habilidades interpessoais, como a participação no Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul e no Centro Acadêmico de Medicina da Unijuí, sempre contando com o incentivo da Universidade. “A instituição apresenta várias oportunidades de participação ativa para o corpo estudantil, como projetos de extensão e pesquisa, além de intercâmbios nacionais e internacionais. Desde o primeiro ano da faculdade, somos incentivados a cooperar com essas iniciativas”, relata.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, Amanda também realizou um estágio em Fortaleza, no Ceará, junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “A oportunidade surgiu durante a realização da Unidade de Ensino e Aprendizagem de Bases Científicas, no segundo semestre do curso. Fui selecionada para o estágio e, como tenho formação técnica em Informática, voltada para o desenvolvimento de aplicativos, auxiliei em um projeto chamado CoVive, um aplicativo que tinha por objetivo ajudar na comunicação da situação dos internados por Covid-19. A experiência me possibilitou unir o conhecimento científico, médico e de desenvolvimento”, destaca.
Logo que iniciou sua trajetória acadêmica, Amanda morou na Casa do Estudante da Unijuí, a Unicasa, que recebe estudantes de todo o Estado e País. “Vinda de Caxias do Sul, eu soube desse diferencial da Unijuí e participei do processo seletivo. Aprovada, tive a segurança necessária para iniciar as atividades da Graduação, muito se deve pela hospitalidade e acolhimento dos organizadores da moradia. A troca de experiências entre alunos de diferentes cursos e lugares que moram na Unicasa enriqueceu ainda mais todo o processo”, salienta.
Se você quer, assim como a Amanda, transformar o seu futuro, fique atento: estão abertas as inscrições para o Vestibular Medicina 2023. Inscreva-se até o dia 27 de novembro através do site unijui.edu.br/vestibularmedicina. A Unijuí também está com processo seletivo aberto para os demais cursos de Graduação, saiba mais em: unijui.edu.br/vestibularpresencial.