Dois alunos da primeira turma do curso de Medicina da Unijuí foram selecionados para o Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, ofertado pela Universidade em parceria com a Fumssar de Santa Rosa. O ingresso dos médicos formados nesta residência materializa o retorno dos investimentos à comunidade, tendo em vista que os profissionais atuarão nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Rosa e de Ijuí.
Isabele Karkow Andreola e Henrique dos Santos Bervian colaram grau em dezembro e contam que entrar na residência da Unijuí está sendo um diferencial em suas carreiras. Henrique destaca que escolheu seguir na Instituição por confiar na qualificação e na experiência que irá adquirir, além de atuar em uma das melhores atenções básicas do Estado. “É um programa de muita qualidade, com profissionais extremamente capacitados, em um local onde a atenção primária é muito bem estruturada e planejada. Acredito que a junção desses fatores irá me proporcionar um ensino de excelência. Quero me qualificar ainda mais na Medicina, ganhando experiência e me tornando um profissional mais capacitado para atender às demandas da população”, conta Henrique.
A graduação de excelência também foi o pontapé inicial para Isabele continuar sua profissionalização no programa ofertado pela Unijuí e Fumssar. Ela lembra que se interessou pelo método usado nas abordagens teóricas e práticas durante o período de internato no curso de Medicina. “Eu via os residentes acolhendo os pacientes e percebi que muita coisa poderia ser diferente no âmbito da saúde pública a partir da Medicina da Família. Percebi que é um campo que abre portas, já que conseguimos entender todas as macroáreas da saúde. Está sendo muito gratificante descobrir histórias, criar vínculos com os pacientes e receber feedbacks positivos”, destaca Isabela.
A coordenadora do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, Fernanda Ginjo dos Santos, destaca a importância da formação de profissionais qualificados para atuar na saúde pública. “Nos últimos anos, há uma procura maior pela área de Medicina da Família e Comunidade, o que pra nós, da Fumssar, da Secretaria Municipal da Saúde de Ijui e da Unijuí, é uma alegria. Estamos formando profissionais qualificados para trabalhar na Atenção Primária à Saúde, trazendo benefícios enormes à saúde pública de Santa Rosa e de Ijuí”. Fernanda ainda ressalta que um dos focos do Programa de Residência é capacitar profissionais resolutivos em cenários de prática que contemplem os atributos da atenção básica. “Qualificando estes profissionais, estamos oferecendo saúde de qualidade à população. Ter uma atenção básica resolutiva é fundamental para termos uma saúde pública de qualidade. Ijuí e Santa Rosa saem ganhando”.
O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade foi iniciado na Unijuí/Fumssar no ano de 2006. A expectativa do corpo docente para essa nova turma é a melhor, mas sem dúvida os grandes beneficiados deste movimento são os usuários da rede pública de saúde dos municípios de Santa Rosa e Ijuí.