Aberta a Jornada de Urgência e Emergência ao Trauma do curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na noite desta sexta-feira, 27 de maio, foi aberta a Jornada de Urgência e Emergência ao Trauma, promovida pela primeira turma do curso de Medicina da Unijuí. O evento segue neste sábado, dia 28, junto ao Salão de Atos da Universidade.

Com o intuito de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes, o evento aborda uma temática bastante atual e preocupante: o trauma, primeira causa de morte no mundo entre pessoas na faixa etária dos 15 aos 29 anos. No Brasil, a cada ano, são registrados mais de 1 milhão de acidentes, que matam cerca de 40 mil pessoas, deixando mais de 370 mil feridos, segundo o Ministério da Saúde. Desta maneira, percebe-se que grande parte dos atendimentos de emergência em um pronto socorro decorrem de vítimas de trauma. “A escolha do tema mostra que nossos estudantes estão atentos e comprometidos com as necessidades da área da saúde. Isso reforça o trabalho que viemos realizando para a implantação do curso de Medicina, que tem o compromisso de formar médicos com responsabilidade social e comprometidos com a vida humana”, afirmou a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, professora Heloísa Eickhoff.

Coordenador da graduação, o professor Jorge Brust destacou que a implantação do curso de Medicina em Ijuí e na Unijuí surge com o intuito de melhorar a assistência à saúde da população - algo que já pode ser percebido na cidade e na região. Ele completou que, com o evento, o curso mostra ainda mais a sua força, contribuindo com a discussão de temas atuais e relevantes.

Participaram do evento o prefeito, Andrei Cossetin, que falou da necessidade de o poder público estar alinhado à academia e à sociedade para melhoria de áreas essenciais, como a saúde; e o secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, que destacou a luta diária da pasta para distinguir, entre a população, o que são atendimentos de urgência e de emergência e como o sistema único de saúde está organizado.

A vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrou que o curso está em sua quinta turma e com aproximadamente 200 estudantes. A Instituição segue comprometida em atender a todas as exigências do Ministério da Educação, à medida em que também aguarda a aprovação de 30 novas vagas.

A palestra de abertura, com o tema “ABCDE do Trauma: sequência de atendimento na Sala de Emergência”, ficou a cargo do professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) na cadeira de Urgências e Emergências Médicas, Jorge Roberto Salles de Anunciação. A noite também contou com a palestra “Trauma nos extremos de idade”, com o médico Pablo Fontana; e com o debate sobre “Traumas vasculares”, com o médico Fabio Goulart.

Neste sábado, ocorrem oito palestras ao longo do dia, com os seguintes temas e médicos palestrantes: “Trauma cervical”, com Robledo Alievi; “Trauma toráxico”, com Rafael Durks; “Traumas urológicos”, com Victor Hugo Schweingber; “Trauma Abdominal”, com Matheus Koop; “Radiologia no trauma: principais achados tomográficos”, com Guilherme Heuser; “Queimaduras”, com Stella Klockner; “Afogamentos”, com Alencar Proença; e “Trauma de reto”, com Luiza Fucilini. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.