O curso de Gastronomia da Unijuí encerrou, nesta segunda-feira, 3 de junho, o Workshop do Formando. A atividade foi dividida em quatro encontros e teve a proposta de fazer com que os formandos do curso ensinassem receitas à comunidade, a partir de técnicas gastronômicas inovadoras.
De acordo com a professora Deise Noronha Marin, o Workshop do Formando faz parte de um projeto que é promovido dentro da disciplina de Garde Manger, que trabalha a partir dos conceitos da cozinha fria. A iniciativa era fazer com que os futuros formandos desenvolvessem receitas autorais a partir de referências bibliográficas da disciplina. Ao todo, foram oito formandos que apresentaram suas receitas.
Segundo a docente, mais do que apresentar receitas, a atividade veio com a proposta de enaltecer a finalização do curso. “É a coroação de uma trajetória destes estudantes. Foi uma experiência fantástica para eles, pois precisaram desenvolver trabalho em equipe, as receitas, apresentar, gerenciar o empratamento enquanto a apresentação acontecia. Eles também ficaram responsáveis pela organização, decoração e por todo o espaço. É uma atividade que reuniu todo o conhecimento que adquiriram no curso nos últimos dois anos e meio”, destaca.
Em sua avaliação, a professora ressalta que tudo ocorreu de forma positiva e até surpreendente em alguns momentos. “Todos se entregaram aos seus projetos e fizeram um trabalho brilhante. Tiveram a liberdade e a provocação de buscar elementos que buscassem combinar com a temática de seus pratos e com si próprios. A ideia do projeto era de trazer a comunidade para a Universidade, mostrar o que é feito aqui e dar elementos para que saíssem daqui com conhecimento mais técnico, e foi o que conseguimos”, completa.
No último dia do Workshop, a apresentação ficou por conta dos estudantes Reinaldo de Oliveira Farah, que ensinou aos participantes as receitas de Berço Nordestino e Raízes do Sertão, e Carine Masarro, que apresentou os pratos de Cebola Campeira e Gaspacho de Cenoura. Nos outros encontros, as apresentações foram feitas pelos acadêmicos Fabrício Brissow Rusch, Lucas Dill Machado, Gustavo Fronza Johann, Fábio Ricardo Falk, Antonio Augusto Guimarães Mello e Guilherme Catellan.