O curso de Gastronomia da Unijuí promoveu na noite desta quinta-feira, 1º de junho, o primeiro Boteco da Gastro, evento totalmente pensado pelos estudantes e voltado à gastronomia brasileira. Realizado ao lado do Laboratório de Gastronomia e Nutrição, o evento recebeu cerca de 60 pessoas, que adquiriram, ao longo da semana, os seus ingressos.
Conforme explica a professora Tiana Maxine Kronbauer Hintz, o Boteco da Gastro foi organizado dentro da disciplina de Gastronomia Brasileira, com o intuito de simular um restaurante, o atendimento de uma cozinha profissional. “A turma foi dividida em três grupos, e em cada um deles havia um chef, responsável por dividir as tarefas, tal como acontece em uma cozinha. Estes grupos produziram três entradas, três pratos principais e três sobremesas. Tudo foi pensado e produzido pelos estudantes. Inclusive os garçons eram alunos”, destacou a professora.
Embora a disciplina seja do primeiro semestre, estudantes iniciantes e veteranos estão matriculados no componente e foram divididos nos grupos de forma mista. Assim, os mais experientes puderam compartilhar seus conhecimentos com os mais novos. “O maior desafio dos estudantes foi saber a quantidade de alimentos que deveriam preparar, para que não sobrasse muito e, principalmente, para que não faltasse. Eles também foram desafiados os criar os melhores pratos que, consequentemente, teriam mais saída”, explicou a professora Tiana, lembrando que os alunos tiveram a experiência de uma cozinha real, sem saber quais pedidos teriam mais saída, mas tendo que estar preparados para atender à demanda.
A entrada contou com snack de mandioca com camarão flambado na cachaça envelhecida e molho picante de goiaba; caldo de boteco: caldinho de mandioca com calabresa e couve; e bolinho crocante de feijoada com geleia de laranja com pimenta.
Como pratos principais foram servidos sanduba de bisteca: baguete artesanal quentinha com mix de folhas fortes, geleia de laranja com pimenta e tiras de bisteca suína crocante; costelinha suína sobre batatas ao molho barbecue artesanal; e baião de dois: versão do clássico nordestino com arroz branco, feijão carioca, queijo coalho e carne de sol com toque de manteiga de coentro.
Também foi possível degustar, como sobremesa, cocada cremosa com casca de limão cristalizada, servida em um copinho de chocolate; mil folhas recheado com brigadeiro de milho verde coberto com espuma de cacau e café; e mesa de sinuca com massa crocante de bolacha recheada com creme de limão e na cobertura uma bola 8 recheada com pão de ló fofinho e creme azedo. Aos convidados também foram servidos sucos e água.