A Unijuí está ofertando 74 vagas, de forma gratuita, para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês, por meio do programa Professor do Amanhã - uma iniciativa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa fortalecer a formação de profissionais da educação. Além de os cursos serem gratuitos, os estudantes receberão como benefício uma bolsa mensal de R$ 800, que os ajudará na manutenção dos estudos ao longo de toda a graduação.
Para o curso de Letras: Português e Inglês são disponibilizadas 37 vagas. Avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação, o curso tem duração de quatro anos e é ofertado no turno noturno. Além disso, conta com um quadro docente formado por mestres e doutores que possuem uma forte relação com as redes de educação básica de toda a região.
Conforme destaca a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani, os estudantes terão contato com professores pesquisadores das áreas de tecnologia da educação, multiletramentos e literatura, além de poderem ter uma forte vivência cultural, intercultural e multimidiática por meio do curso. “Tudo isso com base naquilo que pressupõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional para Formação de Professores. Tenho certeza que com a expertise de uma Universidade conceito 5, como é a Unijuí, que conta uma infraestrutura qualificada, os estudantes terão uma formação de excelência”, destacou a professora.
Se você busca uma formação diferenciada e alinhada com as demandas contemporâneas da educação, inscreva-se para o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, via Programa Professor do Amanhã, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março e o resultado final, com a lista dos candidatos aprovados, será divulgado no dia 19 de março.
Para ter direito à bolsa, o estudante deve atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média mínima de 400 pontos. O candidato também precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Mais informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo, disponível neste link.