Na segunda-feira, 27 de junho, ocorreu a solenidade de 246 anos de independência dos Estados Unidos da América e o quinto aniversário do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A celebração foi realizada no Instituto Ling e contou com a presença do professor doutor Anderson Amaral de Oliveira, que representou a Unijuí no evento promovido pelo cônsul-geral Shane Christensen.
Estiveram presentes a vice-chefe da Missão dos Estados Unidos da América no Brasil, Michelle Esperdy, e diversos representantes do governo do estado, chefes de polícia, políticos e autoridades internacionais. A parceria entre o Consulado-Geral e a Universidade viabilizou o comparecimento da Instituição no evento, além do auxílio ofertado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS).
De acordo com o professor Anderson, a participação no evento representa uma oportunidade muito importante para contribuir com o processo de internacionalização da Unijuí. “Foi possível ter contato com diversas pessoas que fortalecem os vínculos de diplomacia e de amizade entre os dois países, além de pessoas do mundo acadêmico”, afirma.
O convite foi estendido a Anderson pelo fato de que o docente coordena vários projetos de colaboração internacional, como o Regional English Language Office (RELO) e o Programa Fulbright. “Participo com o intuito de colaborar com a formação da nossa comunidade, dos estudantes de Letras e, também, por meio desses projetos, disponibilizar cursos de formação para professores de línguas. Portanto, são oportunidades muito ricas que essa parceria entre a Unijuí e a Embaixada dos EUA possibilitam”, destaca.
Segundo o professor, os novos resultados dessa cooperação poderão ser vislumbrados em breve. “A gente certamente vai trazer novas atividades e novas perspectivas para a Unijuí e para o desenvolvimento da nossa região. Realmente, foi importante para aproximar esses dois mundos”, finaliza Anderson.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí