Egressa do curso de Design da Unijuí lança o livro “Da filosofia ao Design: um acorde psicodélico” - Unijuí

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Egressa do curso de Design de Produto da Unijuí, Fernanda Soares Rios acaba de lançar seu primeiro livro, “Da filosofia ao Design: um acorde psicodélico”. A ideia de escrevê-lo surgiu durante os estudos para o mestrado em Design, em 2016, realizado na Universidade da Região de Joinville - a Univille, onde teve a oportunidade de aprofundar estudos e pesquisas desenvolvidos na Unijuí, durante a graduação, sob a orientação do professor Larry Wisniewsky.

“O professor Larry sempre me instigou na parte da filosofia e, com isso, meu Trabalho de Conclusão de Curso trouxe uma abordagem sociocultural entrelaçada ao design. O TCC recebeu o título de Design Iluminado - como criar uma luminária baseada no rock e seus efeitos sensoriais. Novamente no mestrado, com a linha de pesquisa voltada para questões simbólicas e estéticas, pude desenvolver o projeto do livro Da filosofia ao Design: um acorde psicodélico, para mostrar além do objeto, os impactos socioculturais por trás do produto em si”, destacou a egressa, reforçando que é por meio do design que podemos experimentar as mesmas coisas de maneiras diferentes, especialmente o fato de existirmos sem necessidade alguma. “Tudo se reduz a pó, mas o pó é também um tipo de véu que a tudo envolve. E o Design é tudo isso”.

Por meio do livro, Fernanda busca abordar questões relacionadas à filosofia, à arte e ao design. Com sua meta trilhada sob o caminho da fenomenologia, a construção das hipóteses e o tratamento apresentam uma visão angular e própria, buscando a sofisticação na simplicidade, de forma autoral e experimental. “Parto do pressuposto que a filosofia de Nietzsche influenciou a cultura do rock, que por sua vez inspirou as manifestações socioculturais, com destaque ao psicodelismo, com duas grandes bandas que se sobressaem nesse cenário: The Beatles e Pink Floyd. Em paralelo ao psicodelismo, encontra-se o movimento pós-moderno, que se juntou rapidamente ao caminhar do Design e seu contexto, nos anos 1950 a 1980, em países como Inglaterra, Estados Unidos da América e Itália, destacando os grupos Alchimia e Memphis, o contexto sociocultural da época e suas variáveis com influência no desempenho e nas atividades das organizações, refletindo valores, costumes e tradições da sociedade”, destaca a autora.

Apaixonada por Design e atuando como designer multidisciplinar, Fernanda é pós-graduada em Gestão Estratégica do Design e mestre em Design. Há três anos, reside em Portugal, para onde decidiu ir motivada pelo novo e pela experiência profissional que poderia surgir com a mudança. 

Ao fazer uma retrospectiva de como a Unijuí contribuiu com sua formação profissional, Fernanda destaca que a Universidade foi a base de todos os seus estudos e a grande “cupida” pela sua paixão pelo design. “Lembro de quando entrei no curso, em meados de 2007. Eu não sabia que seria amor à primeira vista. Lembro-me das aulas de desenho pelo campus, das aulas práticas na maquetaria e o envolvimento com todos materiais que surgiam aula após aula. Não posso deixar de citar as aulas de fotografia, filosofia e ética. Aulas e professores mostrando como o mundo do design pode ser explorado. Design é o que aparece, é o que se dá para ver, seja por meio de representações, mediações e relações com o mundo. Tenho apenas a agradecer à Unijuí por ter colaborado com a minha formação”, finalizou.


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