Ramaira Neckel dos Santos, recentemente graduada no curso de Design da Unijuí, sempre se identificou com o design gráfico. Há quatro anos inserida no mercado de trabalho e atuando nesta área, viu que poderia aplicar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) todo conhecimento adquirido por meio do curso e da prática.
“Trabalho há três anos como designer na empresa Jufemi, uma Junta Feminina de Missões, que trabalha com as igrejas batistas da Convenção Pioneira. Ela se apoia muito em trabalhos voluntários e necessitava de uma nova identidade visual. Como missionária no meio cristão, atuando nesse meio da comunicação e do design para as igrejas e instituições cristãs, me propus a ajudar a Jufemi com uma nova identidade, a fim de auxiliá-la a desenvolver uma comunicação mais assertiva com o seu público”, explicou.
Para produção do TCC “Identidade visual aplicada: mídias sociais e site para a empresa Jufemi”, Ramaira realizou entrevistas e pesquisas bibliográficas. “Iniciei o trabalho com uma pesquisa bibliográfica sobre tópicos básicos para o desenvolvimento de uma identidade visual, como logo, cores, tipografia e design de marca. Após a pesquisa, apliquei a metodologia da autora Alina Wheller, muito conhecida no meio do design, utilizando como base seu livro Design de Identidade da Marca. Nele, a autora desenvolve cinco fases para a criação de uma identidade, as quais segui para o desenvolvimento da identidade visual da empresa Jufemi”. Na pesquisa bibliográfica, Ramaira também abordou as redes sociais e o design de interface, o que lhe auxiliou na aplicação da identidade visual nestes dois meios. “Fiz sugestões de conteúdos para as redes sociais da empresa, realizei uma avaliação do site atual e sugeri o desenvolvimento de um protótipo de site novo, com aplicações de acessibilidade para a empresa. Sendo a nova identidade visual aplicada tanto às redes sociais quanto ao protótipo de site”, completou.
Ramaira conta que já tem muitos planos para incrementar o seu currículo. Trabalhando de forma autônoma na área e como missionária na parte de comunicação e design para igrejas, no final do ano passado criou o Studio de Design, com o objetivo de auxiliar instituições, igrejas e pessoas que não possuem condições financeiras, mas precisam de auxílio para iniciar a comunicação de sua empresa. “Pretendo continuar os estudos, fazer uma pós e, se Deus quiser, um mestrado. A única certeza que tenho é que, apesar de já atuar há alguns anos na área, tenho muito a aprender e que o trabalho está apenas começando”, finalizou.