Marcelo Pies, que acaba de graduar-se no curso de Design da Unijuí, iniciou sua trajetória acadêmica em um outro curso, Pedagogia, no ano de 2016 - onde seguiu os estudos por um ano, até ingressar na área do design em 2018. E foi nessa primeira experiência no Ensino Superior que o estudante viu surgir a vontade de poder proporcionar novos métodos dentro de sala de aula, que pudessem gerar novas interações e, principalmente, estímulos para as crianças conseguirem desenvolver a criatividade durante as atividades propostas.
“Quando retornei aos estudos em 2018, consegui visualizar uma grande oportunidade de colocar essa ideia em prática, porém, utilizando o design como principal meio para elaboração desse objetivo”, explicou Marcelo, que desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Design de jogos: elaboração de um jogo que estimula a criatividade de crianças”.
“Trabalhar com jogos físicos, como cartas e tabuleiros, é uma tarefa desafiadora devido à presença tecnológica atual. Porém, resgatar essa interação e principalmente proporcionar experiências a uma criança através de um jogo físico foi o motivo que me levou a escolher esse tema. Acredito que desenvolver essas experiências através do lúdico, nas séries iniciais, prepara e desenvolve a criança para o futuro”, explicou.
Para o desenvolvimento do TCC, Marcelo realizou pesquisas bibliográficas, assistiu vídeos e séries relacionados ao tema, e também foi a campo realizar uma pesquisa na escola onde se formou, na cidade de Santo Ângelo. “A elaboração do jogo ‘Our City’ proporcionou muitos estímulos para o grupo de crianças que participou desse processo. Durante a atividade, os alunos conseguiram trabalhar em equipe, formando várias interações. A criatividade também foi provocada através das peças coloridas, ou seja, a atividade cumpriu o principal objetivo do trabalho, desenvolver e estimular a criatividade”, completou Marcelo.
Formado, Marcelo quer realizar atividades de networking, presenciais e online, para conhecer as principais tendências do mercado. Ele planeja, no segundo semestre deste ano, realizar uma especialização e quer começar a colocar em prática a abertura de uma fábrica de jogos físicos para estimular e desenvolver a criatividade de crianças.