O Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes modernos e interativos, que podem ser usufruídos pela comunidade acadêmica e externa. Entre eles, está a Sala de Ideação. Como o próprio nome indica, o local foi pensado para fomentar o desenvolvimento de novas ideias. Tendo esse objetivo em vista, a estudante do curso de Design, Dara Bratz, elaborou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um projeto de interiores para revitalização do espaço, orientada pelo professor José Paulo Medeiros.
Com o título “Design de Ambiente Institucional: Estudo de Caso do Espaço Mais Inovação Unijuí”, o TCC foi defendido nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro. A ideia do projeto surgiu a partir de uma demanda lançada ao curso de Design pelo coordenador do Espaço + Inovação, Peterson Avi. “O pedido foi que a Sala de Ideação fosse realmente um ambiente que inspirasse a criatividade e as novas ideias das pessoas. E foi isso que a Dara entregou para nós. Ficamos muito contentes com o projeto que ela apresentou, que deu cor e vida ao local”, afirma o professor.
A acadêmica relata que, quando soube da demanda, já possuía interesse e admiração pelo projeto do Espaço + Inovação. “Surgiu então a vontade de realizar meu TCC relacionado a isso. Meu principal objetivo foi desenvolver um projeto de interiores que ficasse nos moldes de tecnologia e inovação que já vem sendo proposto no Espaço + Inovação através do Projeto Cidades Inteligentes, tornando aquele ambiente propício para criatividade e ideação”, explica Dara.
Um dos primeiros passos da estudante foi a elaboração do briefing, isto é, um documento que contém uma série de informações e serve como guia para execução do projeto. Para desenvolvê-lo, Dara realizou uma entrevista com o coordenador do Espaço + Inovação, buscando entender questões como: público-alvo da sala; capacidade máxima de usuários prevista; atividades realizadas no local e recursos utilizados nelas; e estética pensada para o ambiente.
Em seguida, a acadêmica fez o estudo do local, que contemplou visitas para coleta de medidas e levantamento fotográfico. “Posteriormente foram geradas alternativas iniciais através da utilização de ferramentas de criatividade, para então, a efetiva realização do projeto, a partir da construção de uma maquete 3D, modelagem digital do ambiente (renderização), construção de uma maquete física e detalhamento, por meio de desenhos técnicos e memorial descritivo”, conta.
Como solução, Dara apresentou adequações na Sala de Ideação que tornam o local dinâmico, interativo, funcional e com inserção da cultura maker. “A proposta transforma a Sala de Ideação em um ambiente vivo, criativo e acessível para todos, onde as inovações podem ser idealizadas e prototipadas ali mesmo. Esse projeto veio agregar novos conhecimentos para minha formação acadêmica e profissional, através da oportunidade oferecida pela Unijuí, que incentiva a prática de projetos nos próprios ambientes educacionais”, destaca.
O professor Peterson Avi avalia positivamente a proposta da estudante. “Ficou uma sala mais inspiradora, que foi o pedido para ela. Agora vamos buscar viabilizar a adequação desse espaço à ideia apresentada, principalmente para inspirar as pessoas que frequentam a Sala de Ideação”, completa.
Confira o resultado do projeto aqui.