|
Evento ocorreu no Auditório da Sede Acadêmica.
O curso de Design da UNJUÍ realizou nesta terça-feira a reinauguração dos laboratórios do curso e a apresentação de novos equipamentos adquiridos através de projetos Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (ITECSOL). A programação contou com a palestra "Be Water Academia – Inteligência Criativa", realizada no Auditório da Sede Acadêmica e ministrada por Daniel Quintana Sperb, sócio fundador da empresa de consultoria em design e inovação Valkiria Inteligência Criativa e diretor de Relações Institucionais da APDESIGN.
O palestrante, além de ter atuado como consultor do SEBRAE, possui experiência no desenvolvimento de trabalhos em design e ergonomia para empresas como Randon, Fras-le, Suspensys, Castertech, Mastertech, Jost, Master, Comil, Stara, Stahar e Produttare. Também é Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em sua atuação acadêmica, é consultor em Educação Superior Ad Hoc do Ministério da Educação (MEC/INEP), professor em cursos de MBA na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e no UNILASALLE, em Canoas, bem como na Especialização de Arquitetura de Interiores da IMED, de Passo Fundo, e na Especialização em Design, Tecnologia e Processo Criativo da FAE, de Erechim.
Além disso, as atividades de reinauguração integraram uma turma do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa, que tiveram a oportunidade de conhecer diversos ambientes acadêmicos, como o Laboratório de Fotografia do Curso de Comunicação Social, laboratórios de informática do Departamento Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) e a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques.
Equipamentos
Na oportunidade, o curso mostrou a nova impressora 3D e uma mini fresadora, através de projeto da ITECSOL. De acodo com a coordenadora o curso, Fabiane Volkmer Grossmann, o projeto teve como objetivo apresentar uma solução para vassoura à base de PET, pensada como uma fonte de renda para associações de catadores de resíduos sólidos urbanos, mas a solução apresentada deveria romper a barreira da produção artesanal e do aspecto rústico da vassoura.