O curso de Psicologia da Unijuí promoveu, nesta segunda-feira, 18 de novembro, a Jornada da Clínica Escola de Psicologia. O evento, organizado pelos estagiários da Clínica, ocorreu no campus Santa Rosa e teve como temática principal a “Infância e Clínica: o brincar e a escuta na constituição do sujeito”, sendo destinado a estudantes, professores, psicólogos que atuam na região e comunidade em geral.
A Jornada contou com a participação de psicólogas egressas do curso que promoveram discussões sobre problemáticas envolvendo a infância na sociedade contemporânea. A atividade iniciou com a palestra “A Escuta na Clínica com Crianças”, que teve a participação das psicólogas Jaqueline Zuk, Laura Malaquias e Juliane Meneguini, e a mediação da professora Kenia Spolti Freire.
Também foi promovida a palestra “O Brincar e a Construção da Experiência”, ministrada pela psicóloga Inajara Erthal, com mediação da professora Elisiane Felzke Schonadie. O tema abordado buscou provocar o pensar a infância e como atualmente esse período de tempo de vida é frequentemente visto como um momento de preparação para um futuro ideal, onde crianças devem se ajustar a padrões de sucesso econômico e social impulsionados pela chamada “economia da atenção”.
Durante o evento foi apresentado o livro “Utopia do Infantil em Georges Perec e a Infância na Psicanálise”, feito pela palestrante e egressa da Unijuí, Inajara Erthal. A Jornada também contou com o apoio do Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire (DCE).