Com foco em oferecer os principais estudos do campo e capacitar os estudantes para atuar com a saúde mental, tanto clinicamente quanto nos aspectos que envolvem as questões organizacionais, de saúde mental no trabalho, os processos educacionais e sociais, o curso de Psicologia da Unijuí é destaque em formar profissionais de excelência, capazes de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde, com objetivo de dar maior qualidade de vida às pessoas e à comunidade.
Com cinco anos de formação, o curso é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e conta com ampla estrutura para dar aos estudantes a melhor formação na área. As inscrições para o curso estão abertas no Vestibular Contínuo 2024, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular até o dia 19 de fevereiro.
Como diferenciais, os estudantes da graduação contam com a possibilidade de vivenciar experiências profissionais desde o início do curso dentro da Clínica Escola de Psicologia, onde podem atuar em atendimentos psicoterapêuticos, acolhendo diversas questões de sofrimento psicológico em crianças adolescentes, adultos e idosos A formação também disponibiliza Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia e Processos Educacionais da Infância e Adolescência e de Avaliação Psicológica, nos quais os alunos desenvolvem as habilidades requeridas para o exercício da profissão.
Conforme a coordenadora do curso no campus de Ijuí, professora Sônia Aparecida da Costa Fengler, além da estrutura qualificada, a formação dispõe de um corpo docente capacitado, com experiência prática e profissional, que possibilita uma supervisão individualizada de cada estudante durante as atividades e experiências práticas. “Os acadêmicos têm contato com a prática desde o primeiro semestre, sempre com mentoria dos professores em cada etapa de formação”, ressalta.
A professora Simoni Antunes Fernandes complementa que há outras vivências que o estudante pode ter durante a sua graduação. Uma delas é a possibilidade de se estudar fora do país. “É possível que o acadêmico busque ampliar seus conhecimentos a partir do intercâmbio. O estudante também terá contato com ensino e atividades de pesquisa científica no decorrer da formação, podendo atuar em projetos de extensão comunitária e junto a programas de pós-graduação ofertados pela Universidade”, comenta.
Mais informações sobre o curso e sobre as suas respectivas atuações e atividades práticas podem ser acessadas no site da Unijuí.