O trabalho realizado por acadêmicos do curso de Psicologia, por meio do Projeto Integrador Módulo II, resultou em uma petição que é compartilhada, neste momento, com a comunidade de Ijuí. O documento colhe assinaturas para reforçar o pedido pelo cumprimento da Lei Federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que “dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”.
“A partir do tema gerador Escuta do Sujeito, os acadêmicos foram em escolas de Ijuí, ouvir os estudantes. Eles identificaram, a partir daí, a importância de contar com um profissional da psicologia no cotidiano das escolas, tendo como produto uma petição, uma vez que existe uma lei que legisla sobre a presença desse profissional e de um assistente social nos educandários”, explicou a professora do curso de Psicologia, Amanda Schöffel Sehn.
Conforme a lei, os sistemas de ensino teriam um ano, a partir da publicação, para tomar as providências necessárias e garantir a presença dos profissionais nas escolas. Três anos depois, no entanto, poucos foram os avanços em todo o País.
Conforme descrito, a petição defende a implementação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas do município, reconhecendo a escola como um espaço de desenvolvimento de crianças e adolescentes, e compreendendo que profissionais formados e capacitados em psicologia e em assistência social podem contribuir com o processo de aprendizagem e de desenvolvimento destes sujeitos. Além disso, os serviços de assistência social e de psicologia estendem-se aos demais funcionários e professores do ambiente escolar.
De acordo com a professora Amanda, após a coleta de um número significativo de assinaturas, a petição será encaminhada à Prefeitura Municipal, Poder Executivo e à Presidência da República. Para assiná-la, basta acessar este link.