No último final de semana, dias 18 e 19 de novembro, ocorreram as Jornadas Clínicas da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa). Entre o público presente no evento estiveram mais de quarenta estudantes do curso de Psicologia da Unijuí, dos campi Ijuí e Santa Rosa, que se somaram a egressos e pós-graduandos da Universidade.
O evento, que acontece anualmente em Porto Alegre, é reconhecido como um dos maiores da área, integrando estudantes, professores e profissionais de diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Com o tema “Dimensões da Linguagem: Transferência, Submissão e Subversão”, esta edição reuniu mais de 500 psicanalistas na capital gaúcha.
O professor do curso de Psicologia da Unijuí, Gustavo Brun, acompanhou o grupo na viagem e destacou a importância da participação no evento para o aprendizado dos acadêmicos. “Além das participações com preciso enriquecimento clínico, a cargo dos colegas, tiveram espaço expressões culturais que remetem às diversidades étnicas. Cientes da importância para a formação de analistas, acompanhamos o desenvolvimento das exposições e aproveitamos também para socializar e reconhecer os espaços”, relatou.