Salão do Conhecimento: participação torna-se diferencial na formação acadêmica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Salão do Conhecimento da Unijuí acontece apenas no mês de outubro, entre os dias 24 e 28, no formato híbrido, mas a expectativa entre os participantes é grande - especialmente entre aqueles que submeteram trabalhos e aguardam pela divulgação dos aprovados. É o caso de Alexa Fagundes dos Santos, acadêmica do curso de Psicologia, que desde 2018 participa de todas as edições.

“Neste ano, submeti dois resumos expandidos. O primeiro tem como temática a Teoria da Atividade, que parte da Psicologia Histórico-Cultural; e o segundo tem como eixo norteador questões sociais da Psicologia, inerentes às pessoas em situação de rua”, explicou a estudante, que há três anos participa como bolsista CNPq de um projeto de Iniciação Científica. Ela já carrega a experiência de outras apresentações no Salão do Conhecimento e vê de forma positiva as avaliações recebidas por parte dos professores. “As avaliações contribuíram algumas vezes para reavaliar potencialidades e fragilidades na produção. Torna-se essencial um outro olhar sobre a escrita, um olhar crítico e carregado de elementos teóricos”, afirmou.

Para Alexa, a participação no Salão do Conhecimento permite aos acadêmicos - e à comunidade em geral - entrar no campo das ideias, onde a pesquisa está alicerçada de forma intencional e focada. “A experiência é indescritível para a formação acadêmica. Temos uma formação que se volta para a busca incessante de respostas e que soma-se à construção de novos questionamentos, possibilitando ao sujeito a elaboração do pensamento crítico”, disse, lembrando que para os estudantes que buscam seguir na pós-graduação, a participação em eventos como este é fundamental para o currículo ou para ampliar os conhecimentos na profissão escolhida.

Além do Salão, Alexa submete produções em periódicos de nível nacional. Tanto a participação no projeto quanto nos eventos colaboraram para que a estudante tivesse o interesse e o envolvimento com a pesquisa. “Nesse sentido, toda a minha formação acadêmica caminha para essa área, sendo a próxima etapa a pós-graduação”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.