Docentes da Unijuí compartilham experiências
Importantes transformações nas relações sociais, humanas, culturais, econômicas e trabalhistas foram percebidas desde o início da pandemia causada pelo Covid-19. Por muito tempo ouviu-se o “reinventar-se” como palavra de ordem e, realmente, a sociedade, os indivíduos, as instituições de ensino, as necessidades do mercado de trabalho, o mundo mudou. Por trás destas ágeis e, forçadas mudanças, pessoas e a preocupação com a sua saúde mental.
Neste contexto, o profissional de Psicologia, que também enfrentou mudanças neste período, se fez ainda mais necessário. A área já permitia atendimentos online, e os psicólogos se depararam com uma realidade em que a modalidade precisou ser intensificada. Para muitos, por um longo período, estes foram os únicos tipos de atendimento. O fato é que, muitas pessoas continuaram ou, até mesmo, ampliaram seu sofrimento psíquico, além das que entraram para esta mesma situação.
A coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí campus Santa Rosa, Simoni Fernandes, destaca que a construção da identidade profissional do psicólogo, passa por intensos debates coletivos, devido a amplitude de atuação. “Trabalhamos em diferentes áreas e, a pauta da saúde mental talvez seja a mais evidenciada, especialmente pelas consequências psicossociais da pandemia. A ausência de políticas públicas efetivas para enfrentamento de desigualdade social talvez tenha agravado ainda mais essa situação”, afirma a docente.
Simoni também destaca que, assim como a iniciativa dos atendimentos online facilitou, ainda existe uma parcela da população sem acesso às tecnologias. A modalidade de acompanhamento deve ser acordada entre o psicoterapeuta e o paciente, devido a importância da presença física em determinados momentos. "Possibilitar espaços, sejam virtuais ou físicos, para ressignificação das angústias desses novos tempos, é um grande desafio em nossa profissão. Trabalhar com as frustrações, as perdas pós-pandemia e os sofrimentos psíquicos mais diversos, oriundos de processos sociais, é o nosso grande desafio”, acrescenta a professora.
Sônia Fengler, coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí campus Ijuí, acredita que os atendimentos virtuais devem permanecer. “Se for regido pelo sigilo necessário, pela ética e competência profissional e, respeitando as possibilidades específicas e a singularidade de cada paciente, o online é possível e bem-vindo. Ele fica para que possamos passar por dificuldades e complexidades que nos impõem limites no presencial”, afirma a docente.
A Graduação Mais da Unijuí, lançada em 2021, também é um reflexo desta transformação necessária para que os estudantes, futuros profissionais, estejam ainda mais próximos de situações e desafios reais e imprevisíveis. “Nossos estudantes desenvolvem habilidades que correspondem a esse novo cenário, eles são oriundos desse novo cenário. Por isso, precisam dar conta das sequelas que virão e vão se manter. Teremos pela frente uma geração que precisará de acolhimento, de escuta e retorno ao presencial com muito cuidado. Nossa formação está muito atenta a esse novo contexto da sociedade”, complementa a docente.