Emanuel dos Santos, Amanda Hoffmann de Oliveira e Luiz Felipe Vieira Amaral
Era grande a expectativa pela formatura para três estudantes do curso de Psicologia da Unijuí. A cerimônia, que aconteceu no último fim de semana, marcou não apenas a finalização da graduação, mas o início de uma nova etapa, em cursos de mestrado.
“É com grande alegria que acompanhamos nossos egressos, formandos, sendo aprovados em cursos de mestrado, residências e especializações. Muitos chegaram a nos solicitar a formatura especial para que pudessem assumir vagas no mercado de trabalho. Isso representa a formação sólida que ofertamos, que considera o conhecimento, a ética e as várias possibilidades de atuação de um psicólogo”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia no Campus Ijuí, Sonia Aparecida da Costa Fengler.
Amanda Hoffmann de Oliveira foi aprovada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) - curso que tinha interesse desde o início da graduação, especialmente pela possibilidade de continuar estudando (e pesquisando) na linha teórica que sustenta o curso na Unijuí: a psicanálise.
“Um motivo que me instiga ao mestrado é a possibilidade da docência. Acredito que há professores que transformam a vida dos alunos e, se um dia eu alçar vôos pela docência, quero ser um destes profissionais. Que inspiram, que inquietam, pois acredito que são essas inquietações que produzem o novo, que transformam”, afirmou Amanda, que por muito tempo acreditou que o mestrado era uma realidade distante.
Quem também comemora a aprovação é Luiz Felipe Vieira Amaral, segundo colocado no Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí. Ele conta que receber o resultado da aprovação foi um momento de euforia e felicidade.
“Junto deste comunicado estava todo o meu percurso na graduação, que começou com a minha inserção na bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), onde atuei por três anos. Junto dos estudos na bolsa, entrelacei os meus estágios e minha graduação. Então foram momentos de construção que culminaram num projeto de pesquisa que foi aprovado pela banca do mestrado”, reforçou, destacando que a maior expectativa é que seu projeto seja uma contribuição para o campo da educação e uma soma de novas ideias.
Emanuel dos Santos também foi aprovado para o Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí. Ele destaca que ficou extremamente feliz com o resultado, que representa o início da realização da de um sonho.
“Era algo que eu queria muito. Recebi muito apoio durante o curso, tive a oportunidade de me inserir num projeto de Iniciação Científica, de me aprofundar nos estudos e, a partir disso, de produzir um projeto que foi aprovado na seleção. Os professores alimentaram em mim o sonho de ser pesquisador, de me situar nesse local de pesquisa”, reforçou.