Jornada do curso de Psicologia gera debate sobre resistência no tratamento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, aconteceu nesta quinta-feira, 30 de novembro, a Jornada Clínica: às margens da resistência na Clínica Escola, promovida pelo curso de Psicologia da Unijuí. 

Organizado pelos acadêmicos em atividade nas clínicas de Ijuí e Santa Rosa, o evento aconteceu com o intuito de colocar em foco temas relevantes à prática clínica do futuro profissional de psicologia. Entre eles, o processo de conexão, chamado de transferência, no qual os pacientes abandonam o tratamento por não se sentirem conectados com os profissionais. 

À frente do debate esteve Lucy Linhares da Fontoura, psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa), graduada em Psicologia (Ufrgs), especialista em Psicologia Clínica (CFP) e professora na Pós-graduação em Psicologia Clínica: práticas clínicas nas instituições, da Unijuí.

A convidada iniciou a sua fala revisitando conceitos psicanalíticos, a exemplo do termo resistência, introduzido por Sigmund Freud muito cedo e que acabou exercendo papel relevante na construção da psicanálise. Na época, Freud renunciou à hipnose e às sugestões feitas por meio dela em razão de alguns pacientes se colocarem em oposição às intervenções. Na sua avaliação, parecia uma violência impor ao sujeito uma sugestão ou ordem, sob hipnose. 

Para conferir a reflexão na íntegra, acesse:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.