|
“A perspectiva para o ano de 2050 é que nós tenhamos mais pessoas com 65 anos de idade, do que com 15 anos”, ressalta o palestrante da primeira noite da Jornada.
A VII Jornada da Clínica de Psicologia teve abertura na noite de ontem, terça-feira, na Unijuí Campus Santa Rosa. O evento desse ano trouxe como tema central “A Escuta Clínica do Idoso: Atemporalidade e Sexualidade”.
Na oportunidade os estudantes participaram da palestra “O Idoso na Contemporaneidade”, proferida pelo professor da UNIJUÍ, Jaeme Luiz Callai”. Durante a sua fala Jaeme trouxe a discussão sobre a população brasileira como ela está envelhecendo, como isso tem mudado ao longo dos anos e as perspectivas para o futuro.
“Nós estamos em uma virada demográfica, a população jovem que sempre foi majoritária no Brasil, está cada vez mais, no ponto de vista percentual, menor. A perspectiva para o ano de 2050 é que nós tenhamos mais pessoas com 65 anos de idade, do que com 15 anos. Isso vai representar uma mudança significativa e um desafio para a sociedade inteira, de como nós iremos posicionarmos e organizarmos para essas circunstâncias”, destaca Callai.
A programação continua na noite de hoje no Auditório Central do Campus Santa Rosa com a psicóloga Carolina Baldissera Gross, com a temática “Há sexualidade no corpo e no discurso do Idoso”.