Curso de Psicologia da UNIJUÍ representado no III Simpósio Sul Brasileiro de Psicologia Jurídica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 
 

A professora Íris Fátima Alves Campos, do curso de Psicologia da UNIJUÍ e um grupo de acadêmicas participaram do III Simpósio Sul Brasileiro de Psicologia Jurídica, realizado entre os dias 16 e 18 de abril, no Hotel Continental, em Porto Alegre. 

O grupo apresentou dois pôsteres, o primeiro intitulado “Mapeamento das ações judicializadas em situação de violência doméstica na Comarca de Ijuí”, e o segundo “Psicanálise em Situações de Violência e Conflitos Familiares”. A autoria é da professora Íris Campos (orientadora), das acadêmicas Mirian de Oliveira Primon, Bruna Saccol de Castro, Fernanda Bergamin Cutty Teixeira e Liége de Jesus da Silva, do Juiz de Direito Eduardo Giovelli e do Defensor Público Marcos Vinícius Martins.

A professora também participou da mesa de trabalho sobre “Violência Doméstica: novas perspectivas de trabalho”, onde socializou a experiência da UNIJUÍ enquanto instituição participante da rede de proteção à mulher de Ijuí. Na mesma mesa esteve participando a psicóloga Ivete Vargas, com a experiência de grupos operativos com homens agressores, no Fórum Central de Porto Alegre, e Sandra Giacomini, do Centro REVIVI de Bento Gonçalves, que presta atendimento a mulheres em situação de violência.

A acadêmica Mirian Primon foi responsável pela exposição dos pôsteres e sua ida ao Simpósio foi patrocinada pelo Juiz Eduardo Giovelli e pelo Defensor Público Marcos Martins, também autores dos trabalhos.

A professora Íris Campos destaca que em todas as experiências apresentadas as psicólogas evitam tratar as mulheres com a denominação de vítimas, apontando para uma ideia de acesso à cidadania. “Para além das situações próprias do exercício profissional jurídico ou forense, como adoção, adolescentes infratores, violência doméstica, síndrome da alienação parental, abuso sexual em crianças e adolescentes , os participantes se envolveram em efusiva discussão sobre a diminuição da maioridade penal”, observa a docente, acrescentando a participação do Juiz João Batista Costa Saraiva, que já atuou em Ijuí e foi docente da UNIJUÍ, que em sua palestra, defendeu a não diminuição e a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente para situações especificas, encontrando, segundo a professora, massivamente, o apoio dos profissionais psicólogos. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.