Evento foi promovido pelo Cerest e Unigestar nesta quarta-feira, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí.
O Salão de Atos da UNIJUÍ recebeu, nesta quarta-feira, o 8º Seminário Saúde do Trabalhador e Produtividade e a 4ª Jornada Unigestar, organizados, em conjunto, pelo Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (Cerest) e pela Unigestar – Assessoria em Psicologia, do curso de Psicologia da UNIJUÍ.
O evento buscou refletir sobre o adoecimento do trabalhador nos seus aspectos físicos e psíquicos, abordando esta temática atual. “Trouxemos experiência de empresas que estão reabilitando trabalhadores. O Seminário tem como objetivo chegar às empresas, aos gestores, para trabalhar as questões de como promover a saúde do trabalhador e aumentar a produtividade com isso”, relata Patrícia Felden Torma, psicóloga do Cerest.
A programação do evento contou, no turno da tarde, com uma palestra sobre “Aspectos Clínicos e Ocupacionais das LER/DORT: Diagnóstico e Conduta”, com Maria Carlota Borba Brum, médica do Trabalho e médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ainda no turno da tarde, foi realizada a palestra “Estratégias de Intervenção e Prevenção em Saúde Mental e Trabalho”, por Fábio Dantas Filho, médico do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
No turno da noite, ocorre a mesa redonda “(Re) Inserção no Trabalho: Compartilhando Experiências”, com a participação de Josenia Franco Bravo, responsável técnica da Reabilitação Profissional – Gerência Executiva do INSS; Equipe do Setor de Recursos Humanos da Unimed Noroeste e da trabalhadora Ariane Lourdes Pazze. A mediação foi de Janete de Aquino Goulart, psicóloga, professora da UNIJUÍ e supervisora de Estágio na Unigestar.