Estudantes da primeira e segunda turma do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foram recepcionados no sábado, dia 2 de março, com uma aula inaugural. A atividade ocorreu no Centro de Eventos da Universidade, localizado no campus Ijuí.
Com o tema “Reflexões sobre crianças e educadores constituindo-se no cotidiano da Educação Infantil”, o evento contou com a palestra do Grupo de Estudos Pensadores da Infância, com Aline Copetti, Bruna Amorin, Diovana Silva, Géssica Hermes, Lúcia Friedhein e Taciele Fidêncio.
Iniciando a programação, os acadêmicos foram convidados a pintar uma faixa que simbolizava o momento de acolhida. A coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Parfor, professora Marta Estela Borgmann, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou o planejamento para a formatura da primeira turma e a busca constante pelo aperfeiçoamento do curso.
Já a coordenadora institucional do Parfor, professora Taise Neves Possani, desejou um ótimo ano e destacou a importância do Programa para o aprimoramento dos educadores. “O Parfor tem um impacto social muito grande porque ele oportuniza que professores que já estão em atuação nas redes de ensino da Educação Básica possam seguir se qualificando. Para isso, ao longo da graduação, são oportunizadas muitas atividades, experiências e contatos com práticas exitosas, além de capacitações e viagens de estudos”, pontuou.
Logo após, o Grupo de Estudos Pensadores da Infância realizou uma dinâmica com música e interação entre os participantes, antecedendo a palestra que debateu o cotidiano da Educação Infantil.
O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam, além de estimular o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.