A música possui um papel importante no desenvolvimento das crianças. Essa arte fortalece as habilidades de comunicação, expressão corporal e socialização, além de estimular a concentração e a memória dos jovens. Tendo isso em vista, Francis Helena Mendonça Rodrigues, a recém-graduada em Pedagogia pela Unijuí, elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “A formação estético musical da criança: um olhar especial para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I”.
De acordo com Francis, após propor o diálogo entre estética e educação musical e observar os resultados da pesquisa, a reflexão das diferentes formas de compreender a arte na fase de construção dos sujeitos fundamenta a prática dos educadores. “Deve existir a reflexão dessa natureza, pois se trata de saber, compreender e orientar cada aluno em sala de aula, e justificar a música em toda sua especificidade e, não, exclusivamente, com base em argumentos de cunho didático e moral”, destaca.
A pedagoga afirma também que a música não é apenas uma ferramenta adicional no desenvolvimento das crianças e jovens. “Vi que a musicalização é mais do que um recurso didático a serviço do ensino. A perspectiva estética convoca os sentidos, a percepção, a sensibilidade, a emoção e ainda aguça a consciência em relação às coisas do cotidiano”, acrescenta.
Inicialmente, a pesquisa de Francis era voltada para as contribuições do ensino musical na formação da criança. No decorrer da pesquisa, sua orientadora, a professora Maria Regina Johann, desafiou a então acadêmica a ir além. “A contribuição da música já é um tema bastante debatido, mas educação estética não. Até mesmo durante a Graduação este assunto não é muito falado”, relata.
Francis começou buscando opiniões dos demais profissionais da área da Educação para entender melhor o que pensavam sobre o tema. “Antes de iniciar a pesquisa, realizei uma entrevista por meio de um questionário online. Nela, constatei que nem todos sabiam explicar sobre educação estética, pois a formação de professores é fragilizada nesse aspecto”, salienta.
Finalizada a etapa de Graduação, a pedagoga ressalta que se sente realizada ao concluir essa etapa da vida e que pretende seguir estudando. “Meu foco agora é ingressar na Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu, na linha de pesquisa de ‘Arte e Educação’ e também fazer uma segunda Licenciatura, agora em Música”, completa Francis.