A Unijuí foi aprovada em edital que selecionou Instituições de Ensino Superior (IES) para a oferta de 12 mil vagas no país, em cursos de licenciatura, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A Universidade irá oferecer 40 vagas, para que docentes da educação básica da rede pública façam uma segunda licenciatura. Os candidatos precisam comprovar a atuação na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Curso Normal. Outro pré-requisito é não ter graduação em Pedagogia, pois é este o curso oferecido pelo Parfor.
O curso será realizado na modalidade de Educação à Distância (EaD), no turno da noite, com duração aproximada de um ano ou mais. Os interessados têm até o dia 13 de junho para buscar informações, por meio de um grupo de WhatsApp, criado para o processo de pré-inscrição. Clique aqui para acessar o grupo.
Os candidatos já devem, até às 18h do dia 15 de junho, cadastrar ou atualizar seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível neste link. Depois disso, é necessário clicar na aba “Interesse em Formação” e selecionar a opção que esteja relacionada à 2º Licenciatura em Pedagogia da Unijuí PARFOR (caso a opção não apareça, verifique com a secretaria ou coordenadoria de educação em que está vinculado, se há a cooperação com a Unijuí para a participação no Parfor). Feito isso, a Secretaria de Educação onde o candidato está vinculado, validará as informações.
O Parfor é um programa desenvolvido pela Capes, que tem como principal objetivo a formação inicial dos professores, que já possuem atuação profissional na rede pública de educação básica. Isso acontece por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondem à área em que atuam e estimula o acesso à pesquisa, atualização e aproximação entre a educação básica e o Ensino Superior. A iniciativa acontece por meio de um regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios, o Distrito Federal e as IES selecionadas em edital público.