Teve início na sexta-feira, dia 06 de março, no Centro de Eventos da Unijuí, o Módulo II do curso de Especialização Lato Sensu em Alfabetização. A aula inaugural buscou responder a seguinte questão: “O que podemos aprender com quem não aprende?”, a cargo das professoras doutoras Angela Maria Schneider Drügg e Marta Estela Borgmann e da professora doutoranda Priscilla Lucena Vianna Dias.
Um dos objetivos do curso é “qualificar profissionais para os processos alfabetizadores mediante fundamentação teórica e práticas pedagógicas inseridas numa proposta de alfabetização contextualizada, emancipatória, inclusiva e humanizadora”, para ampliar o debate teórico e aprofundar práticas pedagógicas que se pautem na perspectiva da reconstrução curricular por parte dos educadores e de uma práxis de participação plena das crianças. O curso tem como princípios formadores a pesquisa, a escrita e o protagonismo dos estudantes, em termos metodológicos, o curso prevê a formação em contexto considerando a prática dos sujeitos como referência/ponto de partida para os debates, as leituras de obras e experiências pedagógicas já reconhecidas e sistematizadas como mediadores de análise, aprofundamento e significação das práticas na perspectiva da produção autoral com caráter propositivo, interdisciplinar e compartilhado. Nesse sentido, a aula inaugural contou com a apresentação de casos que envolvem crianças com dificuldade de aprendizagem, na ótica de mobilizar e sensibilizar o professor a um olhar sensível e reflexivo sobre os sujeitos da alfabetização que apresentam dificuldades de aprendizagem ou problemas de desenvolvimento. Com o objetivo de contribuir na formação de professores que saibam entender e reconhecer as diferenças do modo de ser e agir de crianças com distúrbios e/ou dificuldades de aprender na perspectiva de propor práticas pedagógicas adequadas.
O módulo compreende três disciplinas. “Sujeitos infantis: formação, desenvolvimento e aprendizagem”, com a professora dra. Ângela Maria Schneider Drügg, cuja ementa é: Abordar o processo de constituição do sujeito psíquico e seus principais momentos lógicos, estabelecendo relações entre estes e o processo de escolarização, entre outros aspectos. “Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem”, com a professora Marta Estela Borgmann, que tem a proposta de tratar das especificidades relacionadas aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem apresentados pelas crianças durante o processo de aquisição da leitura e escrita, com a intenção de romper com preconceitos. A terceira disciplina do módulo é “Metodologias de Aprendizagem”, com a professora doutoranda Priscilla Lucena Vianna Dias. A ementa prevê: conceituar o neurodesenvolvimento e a aprendizagem a partir de alternativas metodológicas possíveis, no que tange aos transtornos e dificuldades no processo de aprender.