A abertura dos Ciclos da Pedagogia da UNIJUÍ foi realizada na noite de segunda-feira, 15, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, com a palestra Desafios da docência e do currículo na escola contemporânea, com a professora doutora Clarice Salete Traversini, do curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.
A palestra teve como foco a reflexão sobre as políticas educacionais atuais, em especial a inclusão escolar e as implicações para a formação docente nos tempos contemporâneos com as mudanças atuais. “Abordamos a necessidade de estabelecer a articulação entre as ações de ensino para produzirem aprendizagem na escola, considerando a multiplicidade de alunos diferentes que temos nelas. A intenção é de mobilizar os professores em formação para investir na escrita reflexiva, criativa e crítica de suas práticas pedagógicas experienciadas durante o processo de formação como um dispositivo para se tornarem professores autores e professoras autoras. Isso faz com que eles não apenas reproduzam currículos existentes, mas a partir do que acontece na escola registrem, reflitam, construam o "currículo do acontecido" para que a vida se mantenha na escola”, destaca Clarice.
Os Ciclos de Pedagogia prosseguem no dia 6 de junho com o Estágio de Gestão dos Processos Educativos, sob coordenação da professora Julieta Dallepiane; no dia 11 de junho Estágio Práticas Pedagógicas Alternativas, sob coordenação da professora Lídia Inês Allebrandt; no dia 13 de junho Estágio de Fundamentos e Metodologias do Ensino das Disciplinas Pedagógicas dos Cursos de Ensino Médio, sob coordenação da professora Eulália Marin; no dia 17 de junho Estágio de Currículo e Docência na Educação Infantil, com a coordenação de Noeli Weschenfelder e no dia 19 de junho Estágio de Currículo e Docência nos Anos Iniciais, sob coordenação de Iselda Sausen Feil.