Acadêmicos do curso de Nutrição desenvolvem novos produtos em projeto em parceria com a Cisbra Agroindustrial - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos do curso de Nutrição da Unijuí, a partir da disciplina de Projeto Integrador: Ciências e Tecnologia de Alimentos, fizeram a apresentação de produtos autorais desenvolvidos, nessa quarta-feira, 26 de junho. Os produtos foram pensados a partir do desafio lançado pela empresa Cisbra Agroindustrial, que propôs o desenvolvimento dos estudantes a partir de ingredientes como painço, casca de soja, farinha de linhaça, entre outros.

As apresentações foram feitas em formato de pitch, onde os acadêmicos defenderam suas propostas a uma banca avaliadora. “Os grupos fizeram pesquisas para pensar produtos alimentícios que pudessem ser utilizados pela indústria no futuro e que pudessem ser feitos com baixo custo. Também fizeram análises sensoriais e de intenção de compra, com a proposta de verificar se os produtos seriam aceitos ou não pelos consumidores”, explica a professora da disciplina, Eilamaria Vieira.

A atividade contou com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) que proporcionou ensinamentos para os estudantes sobre tecnologias na áreas de inovação e de desenvolvimento de produtos. “Foi um desafio importante para os estudantes pois trabalharam a partir de todos os componentes curriculares do módulo cinco do curso, desde a ciência e tecnologia de alimentos, à análise de diversos fatores. Foi uma costura muito interessante construída”, ressalta a docente.

Conforme a gerente comercial da Cisbra, Débora Schmidt, o projeto proposto foi inovador em muitos aspectos, em especial, pois a proposta foi de desenvolver novidades a partir de ideias dos estudantes. Foram feitas mentorias e indicados produtos que ainda não se tinha uma ideia se seriam aplicados ou não, que não se sabia se haveria demanda e que se buscava incentivo para a industrialização.

O responsável pelo Marketing da empresa, Thiago Ferrazza, complementa afirmando que é importante que haja essa aproximação entre a Cisbra e a Unijuí. “É muito bacana investir na questão social e trazer para os estudantes a prática de se trabalhar em uma indústria, incentivando-os a trazer novos produtos. Todos ficamos felizes de dar essas oportunidades.”

Ao todo, cinco trabalhos foram apresentados, que envolveram receitas com a utilização de granola, painço, farinha de girassol, farinha de linhaça desengordurada e casca de soja. O primeiro lugar ficou com o grupo que produziu um alimento à base de painço, o que segundo os representantes da empresa, é uma inovação que deverá ser adaptada para a utilização em larga escala na agroindústria. Todos os cinco grupos receberam premiação em valores da empresa para incentivo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.