A egressa do curso de Nutrição da Unijuí, Suzana Aparecida dos Santos, buscou apresentar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma proposta para o desenvolvimento de uma plataforma online de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar na região de Ijuí.
O trabalho recebeu o título de “Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de uma Plataforma Online de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar na Região Intermediária de Ijuí/RS”. O tema foi escolhido devido ao desenvolvimento de um projeto empreendedor feito na disciplina de Gestão em Organizações de Alimentos e Nutrição.
A proposta, conforme explica Suzana, foi de criar um projeto de impacto social, com ênfase no desenvolvimento sustentável. “A partir desse contexto surgiu a ideia da criação de uma plataforma digital especializada no comércio de produtos provenientes da agricultura familiar local, incentivando um circuito alimentar curto de produção e consumo, além do fortalecimento e permanência da agricultura familiar na região”, destaca.
Suzana comenta que foi necessária a realização de uma pesquisa de mercado, a qual tinha o objetivo de analisar a viabilidade de uma plataforma online para comercializar esses produtos, bem como identificar tendências do mercado. Para a construção do TCC, a recém graduada usou pesquisas bibliográficas que apresentavam exemplos de empreendimentos semelhantes na área do E-commerce agrícola.
Também foi desenvolvida pesquisa de campo, contando com ferramentas online para a sua aplicação e quantificação, que teve como participantes os estudantes dos cursos de Nutrição, Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí. “Este público específico foi escolhido como parcela representativa da pesquisa de mercado, pois são áreas de trabalho ligadas à produção de alimentos e relacionados ao meio rural local”, explica.
Segundo ela, o processo de produção foi desafiador, devido ao prazo para se obter, analisar e sintetizar os dados, além de precisar adequar o método de pesquisa utilizado. “Apesar dos contratempos, foi muito gratificante poder construir esse projeto abordando um tema tão importante para o desenvolvimento local.”
Como resultados, foi constatado que 84,2% dos participantes adquirem produtos da agricultura local. Destes, 61,8% conhecem e comercializam diretamente com produtores rurais, o que evidenciou a relação entre agricultores e consumidores através dos mercados de proximidades, que já está muito bem consolidada. Outros 47% responderam que utilizariam uma plataforma digital para adquirir produtos da agricultura familiar, porém, a dificuldade de inclusão da produção dos pequenos agricultores ao comércio formal ainda é um desafio a ser superado.
A egressa salienta que agora pretende atuar próxima à área de gestão e empreendedorismo, buscando fazer uma especialização. “O curso de Nutrição me propiciou inúmeras vivências e possibilidades em diversas áreas de atuação como a clínica hospitalar, saúde coletiva e docência, que conquistaram meu coração, mas neste momento pretendo me especializar na gestão e empreendedorismo, no qual estou mais próxima”, finaliza.