Acadêmicos do 5º semestre do curso de Nutrição da Unijuí, acompanhados pela professora Eilamaria Libardoni Vieira, realizaram uma visita técnica à empresa Nutripeixe de Ajuricaba. O objetivo da visita foi conversar com os empreendedores, Airton Luis e Eliane Cossetin, a fim de conhecer o processo de produção do filé de tilápia.
Conforme explica a professora Eilamaria, a partir da visita os estudantes irão desenvolver o Projeto Integrador (PI) Ciência e Tecnologia de Alimentos, que tem como desafio pensar sobre a ciência e tecnologia de alimentos na área do pescado. “As atividades do PI serão compartilhadas com os componentes do módulo, onde serão desenvolvidos produtos à base de carne de peixe, trabalhado o Manual de Boas Práticas de Fabricação e realizadas aulas práticas no Laboratório de Nutrição e Gastronomia e de Panificação e Confeitaria”, explicou a docente, que trabalha o componente com apoio do professor Raul Vicenzi. Os professores do curso de Gastronomia, Otto Ehlert Junior e Tiana Maxine Krombauer Hintz, também irão colaborar com aulas práticas durante o semestre.
Eliane, empreendedora ao lado do marido, destaca que a parceria com a Universidade, através dos PIs, já levou um significativo suporte à empresa. “Nós percebemos, na última visita do curso de Nutrição, que os estudantes estavam atentos, interessados, realizando várias perguntas. Esperamos que dessa visita venham ideias, inovações e sugestões para melhorar o nosso trabalho”, disse, destacando que a indústria está em funcionamento há oito meses e que ainda há muita coisa a aprender. Eliane destaca que não apenas pela estrutura da Nutripeixe pertencer à Unijuí, a indústria se sente parte da Universidade. “E o olhar de vocês, da Universidade, para a nossa indústria nos motiva a seguir em frente, a fazer dar certo”, completou.
Para uma das acadêmicas, Júlia Gutkoski Zani, realizar a visita foi uma experiência muito gratificante e cheia de aprendizados. “Foi a primeira empresa que visitei durante a graduação e foi incrível ver de perto como tudo funciona, cada etapa do preparo desse alimento tão maravilhoso, e ver o cuidado que eles têm para preparar. Isso explica a excelente qualidade do produto entregue. Será um imenso prazer trabalhar com eles durante esse semestre. Experiências como esta nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Para o estudante Vinicius Trein, a visita foi uma experiência muito diferente e de grande aprendizado. “Não imaginava a complexidade dos processos que eram realizados para podermos ter o produto final. Tenho certeza que conhecer a empresa foi um processo fundamental para entender que os alimentos de boa parte dos brasileiros são feitos com muito cuidado, buscando proporcionar o melhor para o consumidor”. A acadêmica Julia Andreola destacou que a visita foi relevante para a turma se aproximar da realidade da indústria de alimentos. “Mesmo que seja uma indústria pequena, ela enfrenta grandes desafios para conseguir atender da melhor maneira seus clientes e satisfazer com segurança e qualidade a necessidade dos mesmos”.
A estudante Vitoria Schäffel, por sua vez, falou que foi gratificante poder ter esse primeiro contato com uma indústria de alimentos que produz com alta qualidade um produto tão rico para a alimentação. “Esse contato foi muito enriquecedor para vermos como a indústria funciona, ao mesmo tempo que trouxe muitos aprendizados sobre o empreendimento”. Enquanto isso, Vitoria Protti completou que a visita foi enriquecedora, já que a turma não tinha ideia de como funcionava uma indústria de alimentos e todos os cuidados envolvidos. “Achei muito legal a Eliane ter ‘largado’ o emprego dela pra se dedicar e ver o sonho da empresa acontecer. É um exemplo para quem se interessa pela área. Ela mostrou que, com dedicação e empenho, foi possível alcançar o objetivo de fazer a empresa acontecer”, finalizou.