Recentemente graduada no curso de Nutrição da Unijuí, Estéfani Caroline Petry Lauxen foi motivada a produzir o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir da experiência que teve durante o estágio extracurricular, realizado junto à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Ela pôde acompanhar a gestão do processo de dispensação das fórmulas nutricionais, unindo o tema ao interesse em estudar Nutrição Oncológica.
Para produção da monografia “Perfil de pacientes oncológicos usuários de fórmula nutricional enteral dispensada pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde”, Estéfani realizou a análise dos dados contidos nos Laudos de Solicitação de Fórmulas Nutricionais (LFN), encaminhados nos processos administrativos à Secretaria Estadual de Saúde.
“Como resultados, houve prevalência do sexo masculino (64,4%) com idade média de 66 anos e maioria eutrófico (46,7%). A fórmula líquida enteral/oral, sem sacarose, lactose e glúten, hipercalórica e com densidade 1,5 kcal/ml, foi a mais prescrita e a via mais utilizada é a nasoentérica de forma exclusiva. Já o tempo médio de permanência em nutrição enteral foi de nove meses”, explicou. As neoplasias mais recorrentes foram de orofaringe/ laringe (28,9%), seguidas da neoplasia maligna de esôfago (24,4%).
De acordo com a análise, o maior número de pacientes oncológicos usuários de fórmula nutricional está concentrado nos municípios de Ijuí e Panambi, os mais populosos da região.
Formada, Estéfani dará início à especialização junto à Universidade de Passo Fundo, no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer.