Egressa da Unijuí, Carina Rossoni sempre quis cursar Medicina, até ser atraída por um curso que, em 1995, se mostrava bastante promissor: o de Nutrição. “Além de promissor, o curso era próximo da Medicina, uma vez que a área de Nutrição Clínica e Hospitalar estava totalmente associada”, explica a profissional, que hoje atua em Portugal e que dedicou sua formação acadêmica e profissional às áreas de Terapia Nutricional e Clínica Cirúrgica.
“O motivo da minha ida a Portugal se deve a questões pessoais, mas, de forma associada, iniciei o processo de reconhecimento do Mestrado e Doutorado ainda no Brasil. Já o processo de reconhecimento da graduação em Nutrição começou ao chegar no país, em agosto de 2020. Logo, o meu visto é de alta qualificação, pois iniciei as atividades profissionais como coordenadora científica da Empresa Lasercenter - Serviços Médicos, em atividade no Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica do Grupo Lusíadas. Realizei a prova de conhecimento na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no dia 13 de maio deste ano, fui aprovada e iniciei o processo de registro na ordem dos nutricionistas, para atuar como nutricionista clínica, de forma associada à docência e à pesquisa”, explica Carina, que graduou-se na Unijuí em 2001, após participar de uma série de atividades durante o curso.
“Ingressei na Universidade no segundo semestre de 1995, mas, concluí apenas em 2001 em razão de dificuldades financeiras. Retornei em 1997 e, na sequência, tive a oportunidade de realizar um processo de seleção para vaga de estágio no Consultório de Nutrição, onde permaneci por dois anos, atendendo à comunidade e sendo monitora de estágio curricular na área de Nutrição Clínica, com os demais colegas do curso”, relata.
Carina conta que teve a oportunidade de participar de projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no Consultório de Nutrição e integrou uma equipe de coleta de dados para um projeto de pesquisa. “Ao encerrar o meu contrato de estágio, em 2001, retornei para casa, em Tenente Portela, e dois dias depois iniciei um estágio extracurricular na área de Nutrição Coletiva na John Deere, em Horizontina, na empresa Puras SA - terceirizada, considerada a unidade modelo na Região Noroeste do RS. Ao final do estágio, recebi uma ligação para participar de um processo seletivo para uma vaga na área de Nutrição Clínica Hospitalar no Estado de Santa Catarina. Realizei todo esse processo em Curitiba e fui aprovada. Trinta dias após sair de Ijuí, iniciava a minha trajetória profissional como nutricionista trainee no Hospital Unimed, na cidade de Chapecó. No dia da minha colação de grau já estava trabalhando na minha área”, comenta.
Aos estudantes que buscam uma boa colocação no mercado de trabalho, Carina lembra da importância de dedicar-se a todas as disciplinas e conteúdos. “Todos são muito relevantes. Busque inserir-se em projetos de Iniciação Científica e de pesquisa, mesmo que voluntariamente. O ganho será muito maior, assim como as oportunidades. Dedique-se muito, trabalhe com amor e não escolha uma área da moda. E lembre-se de permanecer dedicando-se após a formação”, finaliza.