Ocorreu nesta quinta-feira, 11 de novembro, de forma online, o bate-papo sobre “Malnutrición”. O evento foi organizado pelo curso de Nutrição da Unijuí, em parceria com o Escritório de Relações Internacionais e a Universidad de Concepción del Uruguay, e contou com a presença de estudantes e profissionais da área, tendo como palestrantes a coordenadora do curso de Nutrição, Adriane Huth; e a médica endocrinologista, especialista nos temas de nutrição e diabetes, Cristina de la Mata.
A professora Adriane Huth iniciou sua fala reforçando a importância da temática e da troca de conhecimentos. “A Desnutrição Energético-Proteica ou Malnutrición é um balanço negativo de calorias e proteínas, normalmente abrangendo deficiência de muitos micronutrientes. A gravidade varia de deficiências subclínicas até fraqueza absoluta - com edema, perda de cabelo e atrofia cutânea, onde múltiplos órgãos e sistemas são prejudicados”, explicou.
De acordo com Adriane, para se obter o diagnóstico, são necessários testes laboratoriais, onde classifica-se a malnutrición em leve, moderada ou grave. Desta forma, o tratamento consiste na correção de líquidos e déficits nutricionais com soluções e na gradual reposição dos nutrientes.
Dando continuidade à palestra, a médica Cristina de la Mata explicou que existem formas diferentes de desnutrição, destacando que é essencial que a comunidade fique atenta à qualidade dos micronutrientes essenciais ingeridos, às deficiências e desequilíbrios nutricionais.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí