Acadêmicas de Nutrição da Unijuí acabaram de finalizar uma atividade no Estágio em Saúde Coletiva na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Thomé de Souza. Trata-se da produção de um vídeo, com um teatro de fantoches, que será utilizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), nas escolas de Educação Infantil do Município.
Conforme explica a professora responsável, Maristela Borin Busnello, o Estágio em Saúde Coletiva ocorre no 10º semestre do curso de Nutrição, propiciando ao estudante atuar e vivenciar a prática do nutricionista na saúde coletiva. “A disciplina prepara o futuro profissional para atuar com suas competências e responsabilidades específicas junto às equipes de saúde na Atenção Básica e na gestão de programas e ações do Sistema Único de Saúde”, completa.
O vídeo traz uma adaptação da história infantil Cesta da Dona Maricota, que explora as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes. “O vídeo tem o intuito de divulgar às escolas do município informações sobre a alimentação saudável. Foi uma estratégia pensada para o Programa que, durante o período de pandemia, se viu diante da dificuldade de acessar os educandários”, explicou a acadêmica Elisa Buratti, destacando que a atividade liga a teoria com a prática, contemplando a população com ações educativas. “Disseminar ações por processos educativos no âmbito do SUS é um dos trabalhos do nutricionista, que requer estudo e vínculo com a população, resultando na promoção da saúde através da alimentação saudável”, completou.
A produção do vídeo contou com o auxílio de Fabio Novello, que prestou assessoria às estudantes para a montagem de luz e orientação sobre a manipulação de bonecos. A gravação aconteceu no teatro da Estação Cidadania Cultura Esporte do Parque da Pedreira e também contou com o suporte da coordenadora do Programa, a nutricionista Aline Bernard.
Aline comenta que o Programa Saúde na Escola, uma política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes da rede pública, da Educação Básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e da Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, ampliação do acesso aos serviços de saúde e melhoria da qualidade de vida.
“Estamos trabalhando nas atividades de 2021-2022 e, neste ciclo, foram cadastradas 26 escolas, com cerca de sete mil alunos”, explicou a coordenadora, lembrando que o PSE conta com diversas ações, divididas em eixos, como “Alimentação saudável e prevenção da obesidade”, onde o vídeo se insere. “O vídeo será trabalhado pelos professores conforme o cronograma escolar, para complementar temas sobre alimentação e nutrição”, reforça Aline.
Para conferir a produção, acesse: