O dia 31 de agosto é uma data especial para os nutricionistas. É quando comemora-se o dia dos profissionais que trabalham e estudam as propriedades dos alimentos e buscam soluções para promover a saúde a partir da alimentação. Para isso, o curso de Nutrição preparou uma programação especial que, além de marcar a data, comemora os 40 anos do curso na Unijuí.
Pela manhã desta terça-feira, os estudantes, acompanhados de seus professores, desenvolveram atividades simultaneamente. As ações comemorativas ocorreram na Unijuí Saúde, no Hospital Bom Pastor e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) do bairro Thomé de Souza e do Centro Social Urbano, finalizando com uma palestra online à noite. A ação contou com a entrega de mimos aos profissionais da área que atuam nestes quatro locais, que são campos experimentais do curso.
Além de presentear os profissionais, as atividades envolveram também a comunidade. Os acadêmicos distribuíram aos pacientes quitutes com receitas tradicionais, mas com ingredientes mais nutritivos, e folders explicativos de como preparar estes pratos e dicas alimentares. Na ESF do bairro Thomé de Souza, as acadêmicas propuseram aos usuários que fixassem imagens relacionadas à alimentação saudável em um painel, representando uma árvore da vida. As ações foram orientadas pelas professoras Adriane Huth, Karina Rios e Maristela Borin Busnello.
A professora Karina Rios afirma que o aniversário do curso representa um marco de grande importância, porque o curso é um dos pioneiros no Brasil. “Estar comemorando 40 anos tem um peso muito importante. Ainda mais agora, com a reinvenção da graduação. Estamos entregando ao mercado profissionais extremamente qualificados, atentos e presentes,” explica a professora.
No seu último semestre da graduação, Elisa Buratti comenta que essas atividades são gratificantes para os estudantes, principalmente em uma data especial como essa. “Os pacientes se envolvem e gostam de participar das nossas atividades. Por exemplo, eles nos parabenizaram hoje, pois sabem a importância da nossa profissão para a saúde deles”, afirma.
À noite, houve a palestra denominada “Inserção do nutricionista no mundo contemporâneo do trabalho”, que contou com a participação da psicóloga e professora Sônia Fengler, da nutricionista Maria Cristina Garcia e da psicóloga Morgany Fontela. No evento foi debatido os aspectos funcionais dos nutricionistas atualmente, englobando a saúde tanto dos pacientes quanto dos profissionais da área.
Na avaliação da coordenadora do curso, professora Adriane Huth, a palestra teve uma importante abordagem das psicólogas e da nutricionista sobre o que o mercado de trabalho espera dos profissionais: proatividade, competências e habilidades técnicas, resiliência, disponibilidade e disposição para pensar e atuar no gerenciamento de problemas de forma inovadora. “Tais comportamentos atitudinais vêm sendo trabalhados pelo curso de Nutrição através do tempo. São 40 anos no desafio de preparar os profissionais para as constantes mudanças do mercado de trabalho. Na Graduação Mais (novo modelo de cursos de graduação da Universidade), os estudantes são desafiados a resolver problemas reais da comunidade. São desafiados a pensar de forma disruptiva, desenvolvendo a criticidade e a autonomia”, finalizou a professora.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí.