Curso de Nutrição propõe café da manhã saudável a pacientes da ala de Saúde Mental - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Por meio do Estágio em Nutrição Clínica II, o curso de Nutrição da Unijuí propôs uma atividade diferenciada aos pacientes da ala de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor de Ijuí. Na última terça-feira, eles foram convidados a produzir pães nutritivos, que foram degustados na quarta-feira, durante um café da manhã que contou com frutas, geleias naturais, aveia, linhaça e mais uma série de produtos saudáveis.

“Nesta atividade de educação alimentar e nutricional, agregamos valor nutricional à preparação de pães, a partir da adição de farelo de aveia, fibra de trigo, farinha integral, sementes, chia, gergelim e linhaça. Ao fazer essa proposta de café de manhã, buscamos mostrar aos pacientes que eles podem reproduzi-lo em casa, com frutas da época, com a produção de pães nutritivos que ajudam no controle da glicemia, que saciam a fome e, consequentemente, ajudam na redução de peso. Isso é importante porque alguns dos medicamentos que eles utilizam  interferem no apetite, podendo levar ao ganho de peso”, explicou a coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriane Huth.

Acadêmica do 10º semestre, Laura Neckel da Cruz destacou que trabalhar no Hospital Bom Pastor, com pacientes da unidade de Saúde Mental, foi uma experiência diferente, mas muito proveitosa. “Trabalhar a importância do café da manhã, de realizar essa alimentação, nos deixa com sentimento de dever cumprido. É muito bom saber que estamos ajudando pessoas que estão em processo de recuperação”, explicou.

Se para os acadêmicos a experiência foi importante, para o grupo beneficiado não foi diferente. Um dos pacientes da ala de Saúde Mental relata que a atividade foi uma surpresa muito agradável. “Nos deparamos com uma situação inusitada, mas ao mesmo tempo extremamente necessária para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, que estão com problemas de saúde mental e em fase de recuperação”, afirmou, destacando que ações como esta colaboram com a autoestima dos pacientes.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.