O Consultório de Nutrição da Unijuí acaba de firmar um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado, Cisa, para prestação de serviços de nutrição à população dos municípios associados.
O tema foi discutido em reunião, que contou com a presença, pela Unijuí, da coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriane Huth; da nutricionista e professora supervisora de estágio no Consultório de Nutrição, Karina Ribeiro Rios; e do professor e coordenador técnico do Laboratório de Análises Clínicas - Unilab, Matias Nunes Frizzo. Representando o Cisa, estiveram a diretora executiva, Elizabete Rolim, e o assessor John Gemelli.
Conforme explica a coordenadora Adriane Huth, por meio da parceria serão atendidos mais de 40 municípios. O Consultório realizará avaliação nutricional; ações de educação para adoção de hábitos alimentares saudáveis; prescrição e encaminhamento de fórmulas nutricionais para nutrição enteral ou suplementação via oral. Ainda, a prescrição dietética e elaboração de planos alimentares para indivíduos com diferentes patologias e demandas de saúde especiais, como gestantes de alto risco, pacientes com diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadores de doenças renais, crianças com doenças metabólicas, intolerâncias e alergias alimentares, patologias intestinais, hepáticas, pancreáticas, gástricas, pacientes oncológicos, terapia nutricional para desnutrição e obesidade, pacientes ostomizados e pessoas com deficiência.
“As consultas serão realizadas por nutricionista docente da Universidade e acompanhadas por estudantes do curso de Nutrição”, explicou a professora, lembrando que o convênio já está vigente. O encaminhamento para as consultas será feito pelas Secretarias Municipais de Saúde, a partir do agendamento na Unijuí Saúde, pelo telefone 3332-0204. A agenda está aberta às segundas, terças e quartas-feiras pela manhã.
Na avaliação da professora Adriane Huth, a parceria será extremamente importante na atenção à saúde nutricional da população, no tratamento e prevenção de doenças e agravos da saúde. “Para os estudantes, é uma ótima oportunidade de aprendizado e construção de habilidades e competências do nutricionista, cuja participação nos atendimentos está respaldada pelos documentos legais que regem a profissão e em conformidade com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista”, reforçou a professora.