Curso de Nutrição trabalha vida saudável com pacientes no Hospital Bom Pastor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras, as frutas podem auxiliar no tratamento de pacientes. O assunto foi abordado nesta quarta-feira, 11 de agosto, por estudantes da disciplina de Estágio e Nutrição Clínica II, do curso de Nutrição da Unijuí, que realizaram uma atividade com os pacientes da ala de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor. Durante a ação, feita ao ar livre, as estagiárias, sob a coordenação da professora Adriane Huth, explicaram a importância das frutas na alimentação diária. Além disso, foi feita uma degustação para que eles pudessem identificar a textura e sabor dos alimentos.

O objetivo da atividade foi incentivar o cuidado com a saúde, trabalhando a nutrição e a socialização. “A atividade consistiu em ação de conscientização e educação em nutrição sobre a importância de aumentar o consumo de frutas na alimentação. Ou, para quem não consome, tendo como meta incluir, inicialmente, no mínimo, uma a duas unidades diariamente na alimentação. Muitas frutas não eram conhecidas pelos pacientes. Então, o fato de degustá-las foi muito importante, já que para alguns foi um momento de descobrir novos sabores. Também trabalhamos o positivismo, enaltecendo a saúde e bem-estar com mensagens em cada porção de frutas distribuída aos pacientes”, explicou a professora.

Para a formação acadêmica, o contato direto com os pacientes no ambiente hospitalar prepara-os para a atuação profissional. “Ao longo do estágio, surgem várias situações como gerenciamento de problemas, de situações delicadas, questões socioemocionais, onde os estudantes vão se preparando para a realidade do mercado de trabalho com pacientes de Saúde Mental de instituições hospitalares."

Para a estudante do 10º semestre de Nutrição, Estéfani Lauxen, a experiência foi gratificante. “Foi muito bom poder apresentar nosso instrumento de trabalho, que é a alimentação, como uma aliada no tratamento da saúde mental e de todos os problemas que estes pacientes enfrentam aqui durante a internação", disse.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.