Na manhã de segunda-feira, dia 14, estudantes do Curso de Nutrição da Unijuí desenvolveram, com pacientes internados no Hospital Bom Pastor de Ijuí, atividade alusiva ao Setembro Amarelo, mês em que se reforça a campanha brasileira de Prevenção ao Suicídio.
A atividade teve como um dos objetivos possibilitar reflexões e discussões acerca da prevenção ao suicídio, com foco na valorização da vida, e ocorreu sob supervisão da nutricionista e professora da disciplina de Estágio em Nutrição Clínica II, Cristiane Girotto Reips e da nutricionista do Hospital, Rafaela Sperotto.
Na oportunidade, os pacientes puderam explanar e também expressar, por meio de desenhos e palavras, sobre o que lhes proporciona bem-estar, citando o comer e o cozinhar como algumas atividades prazerosas.
"Atividades como essa reforçam a importância da inserção de estudantes de Nutrição, na área da Saúde Mental, seja pela oportunidade para a formação profissional, em aprimorar o cuidado clínico, humanizado, frente às demandas/escutas relacionadas à depressão e tentativas de suicídio, e como o nutricionista pode proceder/orientar nessas situações, como para conhecer os serviços oferecidos pela Rede de Atenção à Saúde", observa a professora Cristiane Girotto Reips.
Ainda, em relação ao Setembro Amarelo, e ao processo de formação na área da Saúde Mental, os estudantes prestigiaram, na tarde da sexta-feira, dia 11, a live intitulada “A escuta do sofrimento em pessoas com problemas no uso de álcool e outras drogas”, ministrada pela Psicóloga Paola Lazarotto e pela Enfermeira Michele Eichelerger, e promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogras (CAPS ad II). As profissionais reforçaram a importância do trabalho interdisciplinar e dos encaminhamentos em Rede, nas situações de escuta de sofrimento e de ideias suicidas.