Como ter uma alimentação melhor e fugir dos alimentos ultraprocessados? Esta é uma questão que tem ganhado cada vez mais relevância, por isso, nada melhor que aprender na prática para tentar mudar os hábitos alimentares. Este foi o objetivo da atividade realizada na noite de segunda-feira, 13 de maio, no Laboratório de Nutrição da Unijuí. Na oportunidade os alunos do 9º ano da Escola Estadual Ruy Barbosa, o Ruizinho, de Ijuí, participaram de uma aula prática com degustação, na disciplina de Nutrição e Dietética II, sobre alimentação do adolescente.
Os alunos colocaram a mão na massa, com auxílio dos universitários. “Eles interagiram com dedicação e criatividade na elaboração de preparações, as quais podem passar a compor o cardápio dos jovens daqui para a frente”, salienta a professora da disciplina, Karina Rios.
O objetivo foi integrar os estudantes de Nutrição a um dos públicos que a disciplina se preocupa. Além disso, a proposta da atividade contemplou a reflexão para uma alimentação mais consciente, por reconhecer que os jovens, muitas vezes, fazem escolhas inadequadas de alimentação. “Uma das características relatadas é não ingerir água suficiente, consumir alimentos ultraprocessados, ou mesmo não realizar refeições importantes, como o café da manhã. Esses hábitos prejudicam o aprendizado, a participação nas aulas de educação física e contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o sobrepeso, compulsão alimentar, ansiedade, entre outras situações”, complementa a professora.
A atividade também foi acompanhada pelo professor Evandro, da disciplina de Educação Física e pelas professoras de Arte, Janaina Feller e Vera Pompeo.